Correio Popular Notícia




População elogia bom atendimento no Hospital de Jaru

Data da notícia: 29/06/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120630-231.jpg[/IMG] (Da Redação) Quem precisou dos serviços de saúde em Jaru de 2006 a 2009 sabe que a saúde do município evoluiu muito de lá para cá. É evidente que todos queiram que estivesse ainda melhor, ou que tudo fosse resolvido aqui e agora, o que muitas vezes não é possível tendo em vista o fluxo de pacientes e a complexidade do quadro clínico. Jaru além de sua sede atende aos distritos e a cerca de 10 municípios vizinhos.
Nesta gestão administrativa a saúde saiu de apenas um profissional de ortopedia que atendia de 15 em 15 dias para um quadro de 16 especialidades médicas. Segundo dados da Semsau Jaru a ortopedia tem hoje atendimento três vezes por semana e só nesta área mantém três profissionais. Tem ainda profissionais das áreas de pediatria, cardiologia, oncologia, dermatologia, ginecologia, fonoaudiologia, psiquiatria e outros todos contratados por esta administração.
Quando o atual executivo assumiu o mandato em todos os postos de saúde estavam desativados os atendimentos odontológicos, hoje seis estão em funcionamento. Também há projeção de iniciar no próximo mês o atendimento nas escolas com uma unidade odontológica nas áreas urbanas e rural, o que mostra a evolução da administração municipal.
Graças a esta melhora acentuada foi reduzido o encaminhamento de pacientes aos hospitais da capital e com a reabertura dos postos de saúde foi possível reduzir o fluxo de pacientes no HM de Jaru. Outro reflexo disto é exatamente a migração de outros pacientes de cidades vizinhas para cá, como Ouro Preto e Ji-Paraná. Isto se dá exatamente em função do bom atendimento feito em Jaru.
É evidente que o que todos queriam era uma saúde de primeiro mundo, mas os avanços são inegáveis e para tudo existe um tempo e a continuar no ritmo acelerado que as melhorias estão ocorrendo a tendência é do município se destacar entre os outros do Estado e do País, que serão destaque a médio prazo.
Não se trata de fazer comparações negativas para elevar o trabalho do HM Jaru, no entanto basta buscar em grandes cidades como anda o atendimento médico particular para ver que milhões de pacientes aguardam por uma consulta por até por 30 dias em consultórios particulares sem reclamar, enquanto aqui, na maioria das vezes são resolvidas no mesmo dia, e quando demora mais que isto as críticas dos opositores acontecem.

AVANÇO - Outro avanço nesta área são os salários dos profissionais do ramo que chegam a R$ 25 mil, se somados à gratificação de produtividade, enquanto no período acima citado um profissional médico ganhava de R$ 5 a 8 mil reais e por isto mesmo acabava se mudando para um município que lhe oferecesse um pouco mais abandonando a cidade, ou ainda trabalhando em três a quatro empregos para manter um salário mais digno, o que fazia com que os usuários do serviços de saúde pública de Jaru fossem mal atendidos, ou ficassem até sem atendimento mesmo.

[B][SIZE=2]HM de Jaru será totalmente reformado[/SIZE][/B]
(Da Redação) A Prefeitura de Jaru se prepara para reformar o Hospital Municipal com recursos próprios, já que as emendas federais e estaduais, várias vezes prometidas ao Executivo de 2009 para cá acabaram não saindo (não se sabe ao certo o porquê). A reforma será realizada em duas etapas e a primeira delas já tem assegurada a Ordem de Serviço e começa de imediato, o que mostra que vamos avançar um pouco mais. ?Não queremos ter os olhos voltados para o caos que ocorre em todo país na saúde, mas ele salta aos olhos através de coberturas jornalísticas todos os dias. Seria de bom alvitre entender que aqui se caminha para frente e de forma positiva. Infelizmente a necessidade da população é que cresce em ritmo ainda mais acelerado, principalmente aqui onde a BR-364 é palco todos os dias de acidentes, por falta de manutenção que enchem os hospitais, não só de Jaru, mas de todo estado, fazendo com que o SUS banque uma conta de milhões de reais todos os meses com manutenção de pagamentos salariais aos acidentados no período em que ficam encostados?, enfatizou a administração.
Em um país de primeiro mundo a Federação teria que arcar com custo indenizatório pela má qualidade de suas estradas. Outra situação responsável por grande número atendimentos nos hospitais e postos de saúde é o problema da falta de água tratada em 40% das residências e a inexistência de serviços de saneamento (esgoto) em todo o Estado.
O Ministério Público tem feito sua parte cobrando do Executivo os atendimentos necessários e garantidos pela constituição aos usuários da saúde pública, mas muitas vezes a responsabilidade é do Estado e até da União que não repassa o que é necessário para manutenção da Saúde Plena, inclusive em relação aos medicamentos. O município por sua vez tem que cobrar dos órgãos responsáveis e como é difícil e demanda muito tempo, é obrigado a pagar a conta sozinho, já que a Lei tem que ser respeitada e o paciente não pode ficar no prejuízo.
Podemos afirmar que a saúde de Jaru melhorou muito, infelizmente está longe de resolver todos os problemas do mundo aqui como a gente queria, afinal se assim o fosse não existiriam e de forma legal os TFD (Tratamentos Fora de Domícilio) e os municípios não encaminhariam pacientes para as capitais do estado, os estados para outros Centros de tratamento mais avançados, e inclusive os grandes hospitais, a exemplo do Sara Kubsticheck não encaminhariam pacientes para o Exterior. Com informações da Assessoria de Comunicação.

Fonte:






Noticia vista 1496 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.