Prefeito reúne com secretários e pede austeridade
(Da Redação) O prefeito Roberto Sobrinho realizou na última terça-feira (03), uma reunião de trabalho com sua equipe de governo. Participaram do encontro os secretários municipais, adjuntos e coordenadores. Na reunião que durou cerca de três horas foram tratados assuntos com vistas ao fechamento do segundo mandato. Roberto Sobrinho abriu o encontro falando aos secretários da necessidade de se adequar os gastos da prefeitura às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Caso seja preciso, haverá corte nos gastos para não comprometer o município, colocando em risco o não cumprimento do que determina a legislação. ?Estamos há seis meses do fim do mandato e precisamos tomar algumas medidas para o fechamento do exercício em conformidade com a lei. São medidas que não irão afetar os trabalhos da prefeitura, mas se for preciso daremos um freio na execução orçamentária e financeira para entregarmos uma máquina enxuta ao nosso sucessor?, disse o prefeito.
Uma das preocupações do prefeito é com a queda na arrecadação do município com a redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que caiu em torno de 14% (cerca de R$ 30 milhões). O FPM é uma transferência de recursos feita da União para os municípios. Previsto na Constituição Federal, é composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Durante a reunião, o prefeito pediu a colaboração dos secretários para adotarem medidas que possibilite a redução de custeio com a conta de água, luz, telefone, veículos, combustíveis, aquisição de material, entre outros gastos que podem ser reduzidos. Também foram tratadas questões como inaugurações de obras importantes para a cidade como os viadutos, o Terminal Hidroviário do Cai N?água e as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) da zona leste e zona sul.
Outro assunto abordado foi o projeto cultural ?Porto Velho Mostra a Sua Cara, que fará parte da programação de aniversário da cidade. O projeto é coordenado pela primeira-dama do município, Lucilene Peixoto, com o apoio da Fundação Cultural Iaripuna. Com informações de Joel Elias/Assessoria.
...