ELEIÇÕES 2008: Mesários podem simular votação na internet
Os mesários convocados para trabalhar no pleito municipal deste ano podem contar com mais uma forma de treinamento para as votações dos dias 5 e 26 de outubro. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) colocou no ar um hotsite, na sua página na internet, com 12 vídeos que explicam passo a passo todos os procedimentos do dia da eleição, desde a instalação da mesa receptora até o encerramento da votação.
O hotsite também traz uma seção eleitoral virtual, em que é possível simular o funcionamento da urna eletrônica, a cartilha ?Mesário Trabalhando para a Democracia?, folder com explicações sobre a justificativa eleitoral, todas as normas que regulamentam as eleições 2008 e o tira-dúvidas, com quase 50 perguntas e respostas sobre a votação. Se depois de consultar esse material o mesário ainda precisar de mais esclarecimentos, ele pode enviar e-mail para a Justiça Eleitoral, por meio do próprio hotsite.
O material virtual é um complemento do treinamento preparatório presencial, realizado pelos Tribunais Regionais Eleitorais com os mesários, em cada estado.
A Justiça Eleitoral convocou 1.660.796 mesários para atuarem nas 400.303 seções de votação das eleições 2008. São 160 mil mesários a mais que nas eleições de 2006, quando o número chegou a cerca de 1,5 milhão.
São Paulo é o estado que terá o maior número de mesários, com 325.634. Em seguida vêm Minas Gerais, com 200 mil mesários, Bahia com 127.028, Rio de Janeiro com 123.576. Roraima terá a menor quantidade, 3.288.
AGRADECIMENTO - Uma das peças da terceira fase da campanha de esclarecimento do eleitor para as eleições municipais de 2008, que já esta no ar em todas as emissoras de rádio e televisão do país desde o dia 1º de setembro, é um agradecimento especial do TSE aos mesários.
A mensagem ressalta que ?tão importante quanto quem vota e quem é votado é quem trabalha na eleição. Sem a ajuda de vocês seria impossível eleger quem vai comandar as nossas cidades?, diz a peça, protagonizada pela atriz Lavinia Vlasak.
LEGISLAÇÃO - O serviço prestado pelo mesário não é remunerado. O convocado receberá um auxílio-alimentação e terá direito a dois dias de folga em seu trabalho, seja público ou privado, para cada dia trabalhado.
O mesário convocado que não comparecer no local, em dia e hora determinados para a realização da eleição e que não apresentar justa causa ao juiz eleitoral em até 30 dias, estará sujeito a multa de meio a um salário mínimo vigente na zona eleitoral. Caso o mesário seja servidor público, a pena é de 15 dias de suspensão, sem recebimento de remuneração. As penas previstas são aplicadas em dobro se a mesa receptora deixar de funcionar por culpa dos faltosos.
...