Correio Popular Notícia




Vilhena sedia Seminário sobre Floresta Plantada

Data da notícia: 05/07/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120706-242.jpg[/IMG] (Da Redação) O município de Vilhena será sede do 1º Seminário ?Plantar Árvores em Rondônia é um Grande Negócio? que será realizado de 05 a 07 de julho, no auditório da AVEC. Na ocasião, com a proposta de estimular a produção da ?madeira legal? no estado, será lançado o ?Pacto pela Floresta Plantada em Rondônia?, que propõe o ?Plano Estadual para o Desenvolvimento da Floresta Plantada ? Rondônia??, que compreende a elaboração de um diagnóstico do setor, e o planejamento para os próximos 20 anos.
A realização do Seminário é do Governo do Estado através da SEDAM (Secretaria de Desenvolvimento Ambiental), em co-gestão com ARFLORA (Associação Rondoniense de Produtores e Consumidores de Floresta Plantada), e a AREF (Associação Rondoniense dos Engenheiros Florestais).
O seminário contará com a presença de autoridades estaduais e de representantes da bancada rondoniense no Congresso Nacional. Entre os palestrantes convidados, está o empresário indiano Javed Chhapra, de Mumbai, dono da Chhapra Timber ? WMC Commodities, um dos maiores comerciantes do ramo, que vai falar sobre ?O Mercado Mundial da Teca?.
A Arflora é presidida pelo empresário e deputado Jaques Testoni, e tem o senador Valdir Raupp de Matos (PMDB/RO) como 1º vice-presidente. O deputado federal Moreira Mendes (PSD/RO) é o 2º vice-presidente, o empresário vilhenense Moacir Crocetta o secretário geral, e Pedro Ferrazin é membro diretoria.
O seminário será em Vilhena por ser o município rondoniense com o maior pólo de plantios de eucalipto, pinus e teca. Moacir Crosseta, que é o maior produtor de floresta plantada de Rondônia, abrirá sua propriedade para um Dia de Campo, no sábado, 07. Em outras regiões do estado existem pequenos plantios de teca e paricá (pinho cuiabano), mas em menor relevância.
De acordo com o deputado estadual Jaques Testoni, o objetivo do Seminário é chamar a atenção a nível nacional, que Rondônia hoje é um estado cuja Legislação dispõe de mecanismos legais de incentivos em forma de financiamento para a Floresta Plantada.
Jaques reforça que a silvicultura é uma das alternativas de viabilidade econômica, e ambientalmente correta, foi regulamentada em Rondônia no mês de março de 2011 pela Sedam. ?A madeira plantada é a cultura de árvores com previsão de plantio, de desbaste, corte e replantio com fins comerciais sem a necessidade de o produtor rural elaborar projetos, vistorias, nem a licença ambiental para cultivar comercialmente a madeira plantada?, estimula. Com informações da Edmilson Rodrigues.

Fonte:






Noticia vista 1682 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.