Correio Popular Notícia




Cavalgada fechará a ponte

Data da notícia: 06/07/2012
Foto:

>Durante a cavalgada será intensificada a fiscalização dos animais que estarão participando do desfile
(Josias Brito) Ao contrário de anos anteriores, em que são liberado a participação de veículos automotores no desfile da EXPOJIPA (Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Ji-Paraná), neste ano o MP (Ministério Público de Rondônia), proibiu o uso de veículo para transporte de passageiros no compartimento de carga ou nas partes externas dos veículos, não estando autorizada a participação de carretas, caminhões, caminhonetes pick-up, ônibus e utilitários em geral no evento.
O MP deferiu o pedido de liminar, que proíbe a participação no desfile e na cavalgada de abertura da Exposição de veículos automotores que transportam autoridades públicas com modificações nos itens de segurança disciplinados, observada a vistoria do órgão competente. O Juízo determinou também que a participação de crianças no evento, obedeça ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e à Portaria do Juizado da Infância e do Adolescente.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120706-151.jpg[/IMG]Conforme informou o Promotor de Justiça, Alan Castiel Barbosa, em oficio enviado aos órgãos de segurança do município, devido as constatações de acidentes durante o evento, deverão ser cumpridas integralmente as normas do Código de Trânsito Brasileiro, em seus artigos 230, II e 235, que proíbe o transporte de passageiros em compartimento de carga, salvo por motivo de força maior, com permissão da autoridade competente e na forma estabelecida pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).
O promotor lembrou ainda que será permitida a participação dos carros de som, denominados ?Trios Elétricos?, somente com os operadores de som, proibindo a condução e a permanência de pessoas, brincantes, sendo transportadas em cima destes carros, exceto os técnicos de som. Alan Castiel disse ainda que os órgãos de proteção e defesa do meio ambiente, IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), SEDAM (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental), Batalhão Ambiental, SEMAGRI (Secretaria Municipal de Agricultura) e IDARON (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril) fiscalizarão os animais que estarão participando do desfile, impedindo a utilização de esporas para incitar a cavalgadura, a ocupação de mais de uma pessoa na montaria, número excessivo de pessoas em carroças, que estejam causando sofrimento ao animal de tração. ?Aqueles animais que estiverem sendo submetidos a maus-tratos, deverão ser imediatamente recolhidos ao local apropriado e efetuado o registro da ocorrência policial em desfavor do infrator?, frisou o promotor.
Segundo informações do Chefe da 2ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, Inspetor Zózimo Ivan dos Santos, todas as medidas já estão sendo tomadas e já foi solicitado a Porto Velho o aumento do contingente e de viaturas, em especial o caminhão boiadeiro, para auxiliar durante a cavalgada, tentando coibir ao máximo os delitos, orientando da melhor forma possível a população ji-parananense. ?A dinâmica inerente a nossa atuação já está determinada. Sabemos da importância do evento, que já faz parte do calendário das atividades de entretenimento da região. Para que todos participem de forma segura, precisamos que as normas de convivência sejam obedecidas, e para tanto, já mobilizamos a 21ª Superintendência da PRF que estará disponibilizando efetivo para garantir que a cavalgada ocorra de forma segura e tranquila?, explicou.
O Inspetor Zózimo Ivan destacou ainda que a BR- 364 será fechada às 9h de amanhã (07), e o desfile terá início às 9h30. Haverão faixas e placas de sinalização para orientar os motoristas quanto aos desvios possíveis, que devem ser realizados pelo anel viário ou por Nova Londrina. ?Devido ao problema na ponte sobre o Rio Machado e o inicio das obras do viaduto e da duplicação da ponte, a BR-364 estará fechada por completo, com uma via de escape que será usada, somente em caso de emergência pela polícia ou ambulâncias?, concluiu Zózimo.
O comandante interino do 2º BPM (Batalhão da Polícia Militar em Ji-Paraná), major Tupan tem preparado o efetivo para garantir a segurança da população durante o evento. Conforme o major Tupan, a cada festa, a PM se aperfeiçoa mais e para este ano será realizado algo inovador, pois a PM estará contando com um número maior de policiais e viaturas. ?infelizmente vemos que na prática é diferente, que alguns órgãos que deveriam estar engajados, auxiliando em todo o esquema de manutenção da ordem, acabam se omitindo da responsabilidade. Mas, no que depender da PM, trabalharemos para garantir a segurança da população?, disse.

PERCURSO DO DESFILE - Iniciando na Avenida Vilagran Cabrita, porém com fiscalização acontecendo desde o trevo do Posto Vitória 1 com a BR- 364, o desfile seguirá pelo lado esquerdo da avenida Transcontinental (BR- 364), exatamente pela contramão dos veículos, para que fique liberado um corredor de socorro para circulação de viaturas. Seguirá pela ponte sobre o Rio Machado também pelo lado esquerdo, seguindo até o trevo da Vila Jotão, onde não circulará o local por causa da obra do viaduto, sendo que a empresa já cercou todo o local da obra, para garantir mais segurança aos participantes do desfile. O desfile passará reto pela via lateral em frente ao Shopping Cidadão, até alcançar a avenida Brasil. Na T-20, a cavalgada segue a esquerda, em direção ao Parque, quando chegar na K-5, continua seguindo a esquerda, entrando posteriormente na T-18 à direita, para assim ter acesso ao interior do Parque. A saída acontecerá pela K-3.
?Também estaremos tentando coibir o retorno dos cavaleiros que sempre teimam em voltar de encontro aos veículos que ainda estarão desfilando. Para tanto vamos montar uma barreira com viaturas e disponibilizar o pessoal para orientar quanto a saída correta?, finalizou major Tupan.

Fonte:






Noticia vista 1654 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.