Ariquemes recebe I Feira de Economia Solidária
(Da Redação) Com o tema ?Idéias Sustentáveis Produzem Resultados para Todos?, o governo do Estado realizou, no município de Ariquemes, entre os dias 6 a 8, a I Feira Regional de Economia Solidária, Agroecologia e Agroindústria, com a participação dos municípios Campo Novo de Rondônia, Buritis, Alto Paraíso, Monte Negro, Cujubim, Rio Crespo e Cacaulândia.
A feira teve por objetivo se tornar um espaço para promover, capacitar e estimular a comercialização direta dos bens e serviços produzidos pelos empreendimentos econômicos solidários e agricultura familiar, tendo em vista o potencial que possuem estes empreendimentos em gerar trabalho e renda e ao mesmo tempo distribuir de forma justa a riqueza que geram.
A solenidade de abertura da feira aconteceu na última sexta-feira (6), no pátio da Secretaria Municipal de Agricultura de Ariquemes, com a presença de autoridades do governo do Estado e expositores de empreendimentos solidários e agricultura familiar dos oito municípios que compõe a regional de Ariquemes.
O secretário adjunto de estado da Assistência Social, Márcio Felix, que na ocasião representou o governador do Estado, Confúcio Moura, falou sobre a importância da geração de trabalho e renda como eixo prioritário do Plano FutuRO de superação da pobreza e erradicação da extrema pobreza. ?O objetivo de ações como as feiras regionais é de fomentar a economia solidária e incluir as pessoas que estão fora do mercado de trabalho, destacou Márcio Felix.
A expositora de Ariquemes, Isabel da Silva, trabalha e vive do artesanato há 25 anos, ela conta que criou os filhos com a renda das aulas de pintura, que ensina até hoje e da venda dos artesanatos que ela produz. ?Para os artesãos que tem no artesanato sua fonte de renda é muito importante ter espaços como as feiras para expor e comercializar seus produtos, pois, valoriza o nosso trabalho e nos dá mais oportunidades para vender o que produzimos?, declara Isabel.
A feira também foi um espaço de exposição e comercialização para empreendimentos agroecologicos da agricultura familiar. De acordo com o secretário adjunto de Estado da Agricultura, Deuseminio Almeida, produzir de maneira sustentável é uma missão do atual governo que enxerga na agroecologia uma maneira correta de produzir um novo modelo de desenvolvimento. ?A agroecologia está chegando ao Estado, mas estamos trabalhando para potencializar a política de produzir cuidando do meio ambiente?, destaca Deuseminio.
A programação da feira contou com apresentação de painéis temáticos como um painel apresentado sobre as novas tendências e tecnologias a serviço da economia solidária, oficinas de formação, encontro de negócios e apresentações artísticas. Com informações da Assessoria.
...