RO aumenta produção sem aumentar áreas derrubadas
(Da Redação) Competência é o que não falta ao produtor rural rondoniense. Prova disso são os resultados obtidos no último ano, quando o Estado se tornou autossuficiente em vários tipos de produtos e fez a produção crescer em meio por cento, mesmo tendo diminuído bastante as áreas derrubadas e de plantio. A regularização fundiária e apoios dos governos municipais, estadual e federal, propiciaram bases importantes para que esse objetivo fosse alcançado.
Rondônia já produz nada menos do que 1 milhão e 200 mil toneladas de soja, milho, café, arroz e banana. Some-se a isso a pecuária, com mais de 11 milhões e 500 mil cabeças de gado e se terá uma visão clara da importância vital do agronegócio para o Estado. E tudo isso com diminuição das derrubadas e preservação ambiental.
Os financiamentos vindos de bancos oficiais ? principalmente do Banco do Brasil ? podem chegar a meio bilhão de reais neste ano, incentivando ainda mais o setor, aqui e no país. Há ainda, certamente, grandes dificuldades. Mas por aqui elas estão sendo superadas com muito trabalho, criatividade, tecnologia e parcerias.
A característica rondoniense de ter o maior volume proporcional de pequenos e médios proprietários rurais ? mais de 90 mil propriedades ? também ajuda essa expansão. Mas terá que vir muito mais das autoridades competentes, em termos de apoio em investimentos e tecnologia, para que possamos ir mais longe. Estamos no caminho certo, mesmo enfrentando graves problemas, como o das estradas para escoamento da produção e a interferência de órgãos internacionais relacionados com o meio ambiente. E ainda temos trunfos, como o setor da pesca, onde poderemos ir muito mais longe. A produção primária de Rondônia dá mostra clara de competência. Se esses setores forem tratados com seriedade e respeito, as coisas podem melhorar muito mais.
...