Correio Popular Notícia




Ji-Paraná terá Centro Sócio Educativo

Data da notícia: 18/07/2012
Foto:

>As novas instalações estão sendo construídas para atender aos menores infratores
(Da Redação) As novas acomodações do CASE (Centro de Atendimento Sócio Educativo) de Ji-Paraná só deverão ser concluídas em 2013, informou no final da tarde da última segunda-feira (16), o secretário regional de Governo Romildo Pereira após visita ?in loco? às obras. O local, erguido numa área de 61.189 metros quadrados, abrigará 52 menores infratores no antigo CERCAME (Centro de Recuperação e Capacitação de Menores).

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120718-151.jpg[/IMG]A área, que pertence ao SEJUS (Secretaria de Interior e Justiça), havia sido invadida, em 2010, por mais de 150 famílias, que arrombaram um dos portões lateral da área dos fundos, e logo, iniciaram a limpeza. Conforme informaram as famílias na época, o local estava abandonado há mais de cincos anos e não tinha recebido qualquer benfeitoria. ?Isso está abandonado, sem perspectivas de qualquer projeto?, relatou João Carlos. Os invasores disseram ainda serem oriundos de vários bairros da cidade. A área, segundo depoimentos, vinha sendo usada para encontro de viciados, prática de tiro ao alvo, orgia e esconderijo de objetos furtados.
O Coordenador Geral do Sistema Sócio-Educativo do Estado, Francisco de Paiva Neto disse na época, que a área invadida não está abandonada. Para o local, o Governo Federal através da SNSH (Secretária Nacional dos Direitos Humanos) da Presidência da República já havia disponibilizado R$ 8 milhões para a construção de uma Unidade Regional Modelo Sócio-Educativo que atenderá toda a região central do Estado. A área foi reintegrada ao Estado, no dia 28 de junho de 2011, data em que a empreiteira assumiu e iniciou as obras do CASE.
Segundo o secretário Romildo, o ritmo da obra segue dentro da normalidade. ?As edificações estão sendo construídas dentro dos padrões técnicos de segurança?, atestou o secretário, com base nas informações colhidas junto aos técnicos responsáveis pela obra. ?A previsão de inauguração está programada para o 1º semestre de 2013?, reforça Romildo Pereira, explicando que o Governo do Estado participa nesta obra do Governo Federal com contrapartida.
O novo CASE será composto de cinco pavilhões, sendo dois de alojamento com celas individuais aos internos e outro destinado à carceragem isolada. Outros dois pavilhões abrigarão o setor de serviços e à administração. Este último foi construído em formato de um pentágono favorecendo visibilidade dos funcionários a todos os lados da área. Este prédio terá ainda salas de aulas, de informática e biblioteca.
De acordo com a proposta do CASE, os menores infratores instalados no local disporão de tratamentos em vários níveis, tais como psicólogo, dentista, médico e assistência social. Os internos deverão praticar atividades físicas também. Para tanto, já está em obra a piscina semi-olímpica, quadra de esportes e campo de futebol. O custo da obra é de R$ 7.940.574,56. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1457 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.