Correio Popular Notícia




Ministro define ações e recursos para Rondônia

Data da notícia: 19/07/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120720-241.jpg[/IMG](Da Redação) O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mendes Ribeiro Filho confirmou na última quarta-feira (18) em Brasília, a liberação de projetos e de emendas destinadas a Rondônia, durante reunião com o governador Confúcio Moura. O ministro definiu ações prioritárias, que objetivam melhorar a agricultura e a pecuária rondoniense.
O primeiro ponto que o Ministério trabalhará mais próximo é o combate da aftosa, que mesmo Rondônia estando a frente de várias outras unidades da federação, ainda é preciso destinação de mais recursos para que a criação de gado, continue uma das principais atividades econômicas do Estado. Mendes destacou a aplicação de recursos de emendas individuais dos deputados federais Marinha Raupp e Moreira Mendes especificamente voltadas à agricultura, além de emenda de bancada. "Vamos fazer um esforço conjunto para implementação efetiva dos programas ministeriais", disse o ministro.
O PRONAMP (Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural) foi descrito como uma ação que segundo o ministro, pode ter bom resultado no Estado. Trata-se de um programa de crédito para custeio ou investimento na propriedade, com juros na faixa de 5%. De acordo com o ministro este médio produtor geralmente fica esquecido nas modalidades atuais de crédito agrícola.
Confúcio Moura ressaltou que a prioridade do seu governo é principalmente a recuperação de pastagens degradadas. Rondônia está investindo na construção de duas novas usinas de calcário, que é fundamental para a correção do solo. Moura informou que um dos focos do trabalho do professor Mangabeira Unger, em Rondônia, é justamente a recuperação de áreas de pastagem degradadas e substituição do atual sistema de criação de gado para um mais sustentável e produtivo. Unger é vice-presidente do CONEDES (Conselho Estratégico de Desenvolvimento Sustentável).
A área de pastagens degradadas em Rondônia chega 1,5 milhão de hectares, segundo a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias). Esteve presente à reunião a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1419 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.