NOTAS DOS MUNICÍPIOS
ARIQUEMES I
Na cidade ou no campo, a Prefeitura de Ariquemes tem desenvolvido diversas ações para melhorar a mobilidade das pessoas e a trafegabilidade dos veículos. Além da pavimentação urbana, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) está recuperando as estradas vicinais da região do Travessão B Zero, Assentamento Terra Prometida e Travessão de interligação da Linha C 65 e Linha C 70 da BR 364. Nas regiões do B Zero e Terra Prometida, foram recuperados 71 quilômetros, além do início dos trabalhos das cabeceiras de acesso da ponte sobre o Rio Santa Cruz ? divisa com a cidade de Alto Paraíso ? recentemente concluída. De acordo com o prefeito Márcio Raposo, este trabalho é importante pelos aspectos econômico, social e ambiental.
ARIQUEMES II
?Considerando o aspecto econômico, é por estas estradas que a produção agrícola chega à cidade e os insumos necessários a produção chegam às propriedades rurais?, disse. ?O estado de conservação das estradas influi no custo do transporte e na qualidade do produto. Por isso, temos uma programação de trabalho para manter as estradas em condições adequadas. Além disso, temos a preocupação com o transporte escolar, para que os alunos tenham acesso às Escolas Pólos?, ressaltou a secretária Mary Braganhol. No aspecto ambiental, a manutenção das estradas de terra está ligada diretamente ao controle de erosão e perda de solo, a conservação e recuperação das áreas marginais as estradas e a diminuição do assoreamento de igarapés.
JARU
A Escola Municipal Aldemir Lima Cantanhêde realizou na noite da última quinta-feira (19), um grande evento para comemorar o Dia da Amizade, data oficialmente comemorada no dia 20 de julho. A programação contou com a presença dos servidores da instituição, alunos e de inúmeros pais que compareceram à instituição para prestigiar o evento organizado pela escola. Inúmeras atividades foram programadas pelo estabelecimento de ensino. A palestrante Zilma Gomes Rangel Souza iniciou as comemorações alusivas ao Dia do Amigo abordando a importância dos laços afetivos que devem estar presentes nos grupos de relacionamento. De acordo com a palestrante os pais devem estimular os filhos a se socializarem com os seus colegas, uma vez que, segundo acredita, o diálogo constante e a troca de experiências são imprescindíveis para a existência de uma amizade contínua e verdadeira.
PORTO VELHO ? Com Foto
A SEMUSA (Secretaria Municipal de Saúde), em Porto Velho, vai realizar na capital uma campanha sobre os riscos da hepatite, no próximo dia 28, mobilizando todas as unidades de saúde. De acordo com a enfermeira responsável pela campanha, Graça Reis, a campanha será realizada através de palestras em parcerias com acadêmicos de faculdades da capital. ?Vamos alertar a população sobre a prevenção e cuidados para evitar o contágio da hepatite?, disse Graça Reis. A enfermeira acrescentou ainda que os tipos de hepatite A, B e C são doenças causadas por três vírus diferentes. Embora cada tipo de hepatite possa causar sintomas similares, eles têm diferentes formas de transmissão e podem afetar o fígado de maneiras diferentes. ?Pessoas com hepatite A geralmente melhoram sem tratamento. Já os tipos de hepatite B e C podem começar como infecção aguda, mas em algumas pessoas o vírus permanece no corpo, resultando em doenças crônicas e problemas de longo prazo no fígado. Há vacina para os tipos de hepatite A e B, mas não para a hepatite C. Se uma pessoa teve um tipo de hepatite viral no passado, ainda assim é possível contrair outros tipos?, explicou a enfermeira.
...