NOTAS DOS MUNICÍPIOS
FISCALIZAÇÃO I
A IDARON (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia), retomou a fiscalização área durante essa semana. A aeronave anfíbia, ?Tracajá I?, recebeu novo motor, revisão e retoques na pintura. O intuito da aeronave é o reconhecimento aéreo da área da fronteira internacional com a Bolívia e apoio as atividades da Agência. O avião anfíbio tem autonomia para três horas de vôo, sobrevoa os rios Mamoré e Guaporé e faz escalas em Costa Marques, Rolim de Moura do Guaporé e Pimenteiras. O Tracajá I é operado por um aviador e um servidor capacitado para promover assessoria técnica de apoio às operações de fiscalização sanitária em todo o Estado de Rondônia. Para receber um novo motor e uma revitalização a aeronave anfíbia ficou parada aproximadamente durante dois meses na oficina da empresa EDRA Aeronáutica em Ipeúna (SP). Retomando as atividades de fiscalização aérea o comandante da aeronave realizou o patrulhamento desde a fronteira Rondônia Mato Grosso até Guajará-Mirim.
FISCALIZAÇÃO II
A primeira viagem oficial foi realizada no dia 29 de julho de 2008 e desde dessa data já voou mais de 87 mil Km em 54 missões de patrulhamento aéreo, fazendo 161 vistorias em fazendas e sítios, 24 em área indígena, apurando 60 ocorrência em rios e 27 em sítios e fazendas. Para o presidente da Agência Idaron Marcelo Henrique de Lima Borges, após de três anos de intenso uso, a aeronave começou apresentar problemas, trazendo perigo à vida dos servidores e das pessoas das propriedades sobrevoadas. ?Esse avião foi projetado para voar em condições que não condizem com o calor e condições peculiares da Amazônia, por isso o tempo de vida do motor foi comprometido?, explica o presidente da Agência Idaron. Rondônia é o único Estado brasileiro a ter um serviço aéreo na fiscalização da sanidade animal e vegetal.
ARIQUEMES ? Com Foto
A prefeitura de Ariquemes por intermédio da FUNCEL (Fundação de Cultura, Esporte e Lazer), com o objetivo de fomentar a cultura local, abre espaço para apresentações de cantores regionais na 29ª Expoari. Quem visitar o stand da prefeitura poderá prestigiar apresentações dos cantores regionais e ainda saborear pratos da culinária regional oferecidos pela COAPRAV (Cooperativa de Produtores Rurais e Agroindústrias do Vale do Jamari). Já subiram ao palco os cantores Del Costa, Rafael Vargas e Marquinhos. Na última terça-feira (24), se apresentaram os cantores Glauber e Gleydson com o melhor do sertanejo universitário.
JARU I
Em reunião realizada na última segunda-feira (23), na Ren/Jaru entre a equipe da Gerência de Educação da Seduc e representantes do ?Sistema S? (Senai e Senac) definiu os principais detalhes para o funcionamento do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) em Jaru e região. O encontro realizado no município teve dois momentos: o primeiro deles foi realizado no horário matutino com a participação da Gerente Pedagógica da Representação, Ilza Lopes Coutinho, da Coordenadora Geral dos cursos na região, Noélia Brito e dos demais envolvidos. Durante o período vespertino, todos os gestores das escolas estaduais se fizeram presentes para obterem o devido conhecimento a respeito do funcionamento do Pronatec.
JARU II
De acordo com informações divulgadas na reunião, os cursos de qualificação profissional oferecidos para Jaru através do Serviço Nacional da Indústria (Senai) possuem carga horária de 160 horas. Ao todos serão oito cursos com 25 vagas em cada um deles: Agente de Inspeção de Qualidade, Almoxarife, Assistente de Produção, Auxiliar Financeiro, Auxiliar de Operação em Logística, Operador de Caixa, Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Pessoal, sendo os dois últimos inseridos na planilha de cursos após sugestões dos diretores que compareceram à reunião.
...