Maria da Penha é empossada secretária da Paz
(Da Redação) Rondônia é o segundo estado do país a criar a Secretaria Estadual de Promoção da Paz (Sepaz), que irá trabalhar políticas sociais específicas para tratar de pessoas viciadas em álcool e outros tipos de entorpecentes. A posse da titular da pasta, Maria da Penha de Souza Menezes e de sua adjunta, Sônia Maria dos Santos Pereira aconteceu nesta quarta-feira (25), no auditório do Palácio Presidente Vargas e contou com a presença de autoridades e convidados.
O governador Confúcio Moura disse que a Sepaz irá apoiar as iniciativas existentes no Estado que hoje trabalham isoladas, sem apoio do governo estadual e federal. ?Vamos fazer parcerias com as igrejas, bem feitores comunitários, ministério público, tribunal de justiça e outros órgãos para que juntos possamos ajudar as pessoas que tem dependência química e seus familiares?, afirmou. O governador também falou que será realizado um trabalho preventivo e disse que em Rondônia 95% dos presos tem envolvimento com o tráfico de drogas.
A secretária Maria da Penha disse que a Sepaz irá trabalhar uma nova forma de fazer política social oferecendo a pessoa que é dependente química acolhimento, tratamento inseri-la na sociedade. ?A dependência química é uma doença e deve ser tratada como tal?, afirmou. A Sepaz foi criada em junho deste ano e esta em fase de estruturação, mas irá trabalhar em parcerias com as demais secretarias de Estado e com instituições não governamentais a exemplos de denominações religiosas que já trabalham na recuperação de pessoas viciadas em drogas.
SEPAZ - Segundo Maria da Penha em Rondônia existem 31 comunidades de acolhimentos que trabalham praticamente sozinhas sem apoio governamental, ?a partir de agora vamos trabalhar em parceria, o governo do Estado através da secretaria de Paz estará apoiando financeiramente essas instituições?. Como foi criada recentemente a Sepaz não tem orçamento, mas esta trabalhando para buscar recursos estaduais e também do governo federal, através do orçamento e do Plano Plurianual (PPA) de 2013.
Além de trabalhar na recuperação da pessoa portadora de dependência química, a Sepaz irá trabalhar ainda a prevenção através do programa ?Rondônia Acolhe? que irá desenvolver vários projetos como ?Jovens Promotores da Paz nas Escolas?, o projeto ?Anjos da Paz? onde profissionais qualificados para o trabalho estará fazendo o acolhimento dessas pessoas, para encaminhá-las as unidades terapêuticas tocadas pelas igrejas, que serão parceiras neste trabalho.Com informações da Assessoria.
...