Correio Popular Notícia




Secretário estadual de Saúde encerra campanha em Ji-Paraná

Data da notícia: 27/07/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/2010728-151.jpg[/IMG] (Da Redação) O secretário adjunto da Saúde, Orlando Ramires e o secretário municipal de Saúde, Abrahim Chamma participaram ontem (27), do encerramento da primeira fase da Campanha Nacional de Luta Contra as Hepatites Virais, com o tema ?As Hepatites estão próximas de você, vacine-se, faça o teste, previna-se?, no pátio da SEMUSA (Secretaria de Saúde de Ji-Paraná). A ação esta sendo realizada pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, em parceria com o 2º Batalhão da Polícia Militar, cursos de Biomedicina e Enfermagem da ULBRA (Universidade Luterana do Brasil) e Gerência de Saúde.
A primeira fase da campanha iniciou na última terça-feira (24) com orientações, palestra, teste rápido, vacina contra hepatite B, pit-stop, entre outras atividades. A campanha visa garantir a melhoria da qualidade de vida da população e prevenir as hepatites virais, que podem causar cirrose e câncer de fígado. ?A segunda fase da campanha vai ser realizada da próxima segunda-feira (30) até o dia 11 de agosto, com palestras e vacinações, nas escolas estaduais e municipais?, informou a equipe da Divisão.
As hepatites virais são doenças causadas mais comumente pelos vírus A, B, C ou D, que provocam inflamação no fígado. Possuem características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais semelhantes, porém com importantes particularidades. São silenciosas, pois nem sempre apresentam sintomas, além disso, têm grande importância pelo número de indivíduos atingidos e pela possibilidade de complicações das formas agudas e evolução para formas crônicas, podendo levar à cirrose e ao câncer de fígado.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha anunciou a inclusão de dois novos medicamentos contra hepatite C no SUS (Sistema Único de Saúde): o telaprevir e o boceprevir. O objetivo é beneficiar 5,5 mil pacientes, todos os portadores de cirrose e fibrose avançada, que fazem parte do grupo de maior risco de progressão da doença e de morte. Os novos medicamentos devem estar disponíveis no SUS no início de 2013, e fazem parte da classe de inibidores de protease, a mais moderna para combater a doença em todo o mundo. Com informações da Ascom/Semusa.

Fonte:






Noticia vista 1659 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.