Correio Popular Notícia




Municípios têm até setembro para solicitar máquinas pelo PAC2

Data da notícia: 27/07/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/2010728-141.jpg[/IMG] (Da Redação) Municípios de até 50 mil habitantes que estão fora de regiões metropolitanas têm até o dia 18 de setembro para participarem do processo de aquisição de máquinas para construção e recuperação de estradas vicinais. A ação faz parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2, e prevê a doação de 3.591 retroescavadeiras e 1.330 motoniveladoras às prefeituras contempladas.
O processo de aquisição do maquinário tem três etapas principais: primeiro é necessário que seja feito o cadastramento do município pela internet, o formulário está disponível no site do ministério. A segunda etapa é a entrega de documentação e análise das solicitações. O resultado da seleção vai ser apresentado no dia 19 de outubro.
O governo federal apresentou em Brasília, na última quinta-feira (26), novo balanço da segunda fase do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). Até o primeiro semestre de 2012, 29% das ações previstas até 2014 foram concluídas, totalizando um investimento de R$ 211 bilhões. O Ministério do Desenvolvimento Agrário contribuiu para o bom resultado ao entregar, dentro do prazo estabelecido pelo programa, 1.275 retroescavadeiras a 1.299 municípios brasileiros. ?Também pelo PAC 2, anunciamos a doação de mais 3.591 retroescavadeiras que representa a universalização desta ação, já que todos os municípios com até 50 mil habitantes e que não pertençam a regiões metropolitanas receberão o seu equipamento, além da entrega de 1.330 motoniveladoras?, afirmou o ministro Pepe Vargas, após participar do evento.
A doação do maquinário, segundo o ministro, tem como objetivo assegurar estradas vicinais em melhores condições para a população rural. São por essas vias, que ligam o campo à cidade, que os produtos da agricultura familiar são transportados até os pontos de comercialização.
Em Rondônia, estado com o maior número de agricultores familiares da região Norte, o MDA entregou 18 máquinas retroescavadeiras da segunda etapa do PAC 2. Presidente Médici também figurou na lista dos 18 municípios contemplados. Dos 23 mil habitantes do município, 14 mil residem na zona rural, segundo o prefeito José Ribeiro. ?O nosso município é essencialmente agrícola, por isso a disponibilidade desta retroescavadeira será fundamental para a recuperação da nossa malha viária, facilitando o escoamento da produção oriunda da agricultura familiar. O fato é que o município não tem recurso próprio para comprar o equipamento, então esta ação do PAC é essencial para o desenvolvimento da agricultura familiar?, afirma.
Rondônia é o estado campeão da agricultura familiar no Norte do país, com mais de 75 mil estabelecimentos, de acordo com o Censo Agropecuário de 2006. O setor responde por nada menos de que 74% do valor bruto da produção agropecuária do estado, e emprega 233.355 pessoas, o equivalente a 84% da mão de obra que trabalha no campo. O estado é o maior produtor de café da região Norte, sendo que 90% da produção vem da agricultura familiar. Os agricultores familiares são responsáveis ainda por 93% da produção estadual de feijão, 92% da de mandioca, 82% do leite, 65% das aves e 49% dos bovinos.
O processo de aquisição dos novos equipamentos citados pelo ministro está em andamento. O formulário de cadastramento está disponível no portal do MDA, no endereço eletrônico www.mda.gov.br. Com informações da Assessoria do MDA.

[B]MUNICÍPIOS [/B]- Municípios beneficiados pela entrega de máquinas do PAC 2 em Rondônia foram: Alto Paraíso, Alvorada D?oeste, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Cujubim, Governador Jorge Teixeira, Itapuã do Oeste, Machadinho D?oeste, Mirante da Serra, Monte Negro, Nova Mamoré, Nova União, Presidente Médici, Theobroma, Vale do Anari e Vale do Paraíso.


Fonte:






Noticia vista 1737 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.