Correio Popular Notícia




Brasil tem maior taxa de cartão de crédito

Data da notícia: 30/07/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120731-211.jpg[/IMG] (Da Redação) No rotativo do cartão de crédito, o brasileiro paga juros 7,6 vezes maiores do que os cobrados em países vizinhos na América Latina, afirma um levantamento da associação de consumidores Proteste, divulgado essa semana. Apesar da taxa básica de juros do país ter sido reduzida em 4,5 pontos percentuais em um ano, para 8% ao ano, a taxa média anual dos financiamentos por meio dos cartões no Brasil é de 323,14%. Ao mês, a taxa média apurada foi de 12,77%. Isso significa que, ao fim de ano, uma dívida inicial de R$ 100 no rotativo sobe para R$ 423.
De acordo com a Proteste, os juros cobrados no crédito rotativo são uma das causas do crescente endividamento dos brasileiros. A segunda maior taxa cobrada nos sete países da região avaliados no estudo é a do Peru (55%). Depois vêm Chile (54,24%), Argentina (50%), México (33,8%), Venezuela (33%) e Colômbia (29,33%). A média dos vizinhos é de uma taxa anual de 42.54% - ou seja, a do Brasil é 7,6 vezes maior.
De acordo com a entidade, a Venezuela, por exemplo, possui uma taxa básica de juros da economia em 15,65% ao ano e inflação de 21,3%. Mesmo assim a taxa média do cartão de crédito é bem inferior à do Brasil, que atualmente está com a Selic em 8% ao ano e inflação acumulada em 12 meses de 4,9%. "Isso só reforça o exagero das taxas de juros praticadas com cartões de crédito no Brasil", afirmou a Proteste.
Em comunicado, a Proteste destacou que não há diferença suficiente entre as taxas básicas de juros dos outros países para justificar a disparidade. "As diferenças existentes entre os indicadores econômicos dos países relacionados não são significativas. Isto só reforça o exagero das taxas de juros praticadas com cartões de crédito no Brasil. Caso a média anual dessas taxas fosse a metade, ainda seria maior que o dobro do segundo colocado, que é o Peru, com taxa anual de 55%". Com informações do site O Tempo.

Fonte:






Noticia vista 1497 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.