Correio Popular Notícia




Comemoração do Dia Nacional da Saúde é antecipada na UBS Ceci Cunha

Data da notícia: 03/08/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120804-152.jpg[/IMG] (Da Redação) Palestras educativas, coleta exame preventivo do câncer do colo do útero, vacinações, orientações distribuições de panfletos educativos, lubrificantes e preservativos, entre outras ações foram realizadas na manhã de ontem (3) pela equipe da UBS (Unidade Básica de Saúde) Ceci Cunha em Ji-Paraná, com o objetivo de comemorar o Dia Nacional da Saúde.
Segundo a equipe da UBS, o Dia Nacional da Saúde é amanhã (5), mas as comemorações foram antecipadas ontem. ?O cuidado com a saúde é um hábito que todos devem ter diariamente, ela é o resultado de um equilíbrio físico, orgânico e mental do nosso corpo. A busca pelo bem-estar deve ser uma atividade diária e a manutenção de uma dieta saudável faz parte desta ação?, comentou a equipe da UBS.
O Dia Nacional da Saúde é comemorado em 5 de agosto, data em que, em 1872, nasceu Oswaldo Gonçalves Cruz, médico brasileiro que atuou como Diretor-Geral de Saúde Pública de 1903 a 1907. Oswaldo Cruz ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro aos 15 anos e quatro anos depois se especializou em Bacteriologia no Instituto Pauster de Paris. Ao voltar da Europa engajou-se na luta contra a peste bubônica que assolava o Porto de Santos.
Em 1903, o médico foi nomeado Diretor-Geral de Saúde Pública, cargo que corresponde atualmente ao de Ministro da Saúde. Durante o tempo em que ocupou este cargo (1903-1907) Oswaldo Cruz combateu rigorosamente a febre amarela, a peste bubônica, e a varíola.
Em novembro de 1904, estourou na capital, Rio de Janeiro, a Revolta da Vacina, levante popular contrário a uma medida do governo que restabelecia a obrigatoriedade da vacinação antivariólica. Apesar de o governo ter derrotado os revoltosos, foi revogada a obrigatoriedade da vacinação.
Quatro anos depois, uma violenta epidemia de varíola levou a população em massa aos postos de vacinação. O Brasil reconhecia então, o valor de seu sanitarista. Em 1913 foi eleito para Academia Brasileira de Letras. Quatro anos depois, sofrendo de insuficiência renal, morreu com apenas 44 anos de idade. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1596 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.