Vestibular fica comprometido devido greve na UNIR
(Da Redação) A reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, anunciou oficialmente na última sexta-feira (10) a suspensão do calendário acadêmico do segundo semestre letivo 2012, devido a greve dos professores que se estende desde maio.
O calendário acadêmico é o que legitima e organiza todas as atividades na universidade. A reitora afirmou que o vestibular 2013 está temporariamente cancelado. O primeiro semestre foi validado e pode continuar. Segundo a reitora, a suspensão do calendário foi decidida em reunião do Conselho Acadêmico Supeiror (Consea) a pedido da Associação dos Docentes da Unir (Adunir). Ela anunciou que o comando de greve acompanha o movimento nacional e os servidores docentes deliberam em assembleia na última quinta-feira (10), pela continuidade da greve.
Para a suspensão do calendário acadêmico, Berenice disse que o Consea discutiu, principalmente, a quantidade de dias letivos e o ingresso de novas turmas. "Os dois semestres somados devem atender aos 200 dias letivos. Suspender significa tudo que possa ser executado com a suspensão do calendário acadêmico não tem legalidade".
Berenice afirmou que a UNIR tem grande dificuldade estrutural de recepção de alunos. Segundo ela, a última greve nacional em que a Unir participou houve a demora de dois anos para regularizar os semestres. Isso aconteceu mesmo com os professores usando o período de férias, evitando apenas as datas comemorativas.
PREJUÍZO - Os impactos e prejuízos para a Unir já começam a ser percebidos com as suspensões das matrículas, entradas de novos alunos e o cancelamento do próprio vestibular. Há ainda, um grande impacto que corresponde, inclusive também para colação de grau dos alunos concluintes. Todas essas atividades estão legitimadas pelo calendário acadêmico. Com informações do G1.
...