Seminário reúne autoridades em Ji-Paraná
> o programa Pró-Jovem já atende 300 jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social na área de turismo
Aconteceu ontem (11) o seminário de lançamento da campanha ?Turismo Sustentável e Infância (TSI)?, realizado através de uma parceria da Secretaria de Assistência Social (Semas) de Ji-Paraná e o Ministério do Turismo (MTur). O auditório da Câmara dos Vereadores sediou o evento, que contou com diversas autoridades municipais e empresários do setor de turismo.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Sônia Grande Reigota, o seminário teve como meta sensibilizar os agentes que integram a cadeia produtiva do turismo, no sentido de contribuir para a proteção da infância contra a exploração sexual no turismo. ?A responsabilidade não é só do Governo, mas de todos nós cidadãos?, assegurou.
Segundo Sônia Reigota, o projeto que será implantado em Ji-Paraná seguirá os moldes de um que já funciona em Fortaleza. ?Usaremos o Pró-Jovem, que já atende 300 jovens na cidade, para capacitar jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social na área de turismo. Ofereceremos palestras com profissionais da área da saúde e cursos como de computação para que eles sejam inseridos no mercado de trabalho?, afirmou.
Durante o seminário, a representante do MTur, Inês Dias, disse que é necessário envolver o segmento turístico no combate à exploração sexual infantil. ?Muitos donos de hotéis ficam omissos quando se deparam com hóspedes estrangeiros envolvidos com jovens em situação de risco?, garantiu. Segundo ela, o trabalho contra o turismo sexual realizado em Rondônia será preventivo.
PROGRAMA - Em 2006, o Ministério do Turismo iniciou uma ação de sensibilização em 21 estados e 56 cidades, para os profissionais da base da cadeia produtiva do turismo. Essa ação leva informação sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, o sistema de garantia de direitos e como atuar em uma situação concreta. Este ano, as ações estão acontecendo em 14 estados e no Distrito Federal.
...