Correio Popular Notícia




Estudante de Alvorada representa Rondônia no Parlamento Jovem 2012

Data da notícia: 15/08/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120816-141.jpg[/IMG] (Da Redação) A estudante Thaynara da Silva Alvarenga, 17 anos, da Escola Estadual Santa Ana, em Alvorada do Oeste, foi selecionada para representar Rondônia no Parlamento Jovem, edição 2012, com o projeto que dispõe sobre a criação de teste vocacional para alunos do ensino médio da rede pública e privada em âmbito nacional.
A oportunidade de participar do programa foi apresentada a estudante por sua professora, que a despertou para o interesse da participação social e também preparar projeto para concorrer ao parlamento jovem. ?Pensei em fazer um projeto para melhorar a vida de nós estudantes. No ensino médio, nós não sabemos o que fazer para escolher nosso futuro profissional. Então surgiu a idéia do projeto para que o teste vocacional seja incluído na grade curricular do ensino médio. Isso vai ajudar a orientar o nosso futuro e não vamos ter tanta gente deixando o curso universitário por não ter escolhido a carreira que tem vocação?, disse a estudante.
O PJB (Parlamento Jovem Brasileiro) é um programa de sucesso entre as escolas públicas de todo país e já selecionou os trabalhos que serão apresentados este ano, na sua nona edição. Foram mais de mil projetos de lei enviados por estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio às secretarias de educação dos estados.
Os trabalhos escolhidos foram encaminhados a uma comissão formada por assessores legislativos da Câmara dos Deputados, que selecionou os 78 projetos participantes. Durante cinco dias, entre 24 e 28 de setembro, a estudante rondoniense se juntará a jovens de todo o país para participar de uma jornada parlamentar na Câmara, onde atuarão como deputados federais. A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático.
Nos projetos de lei selecionados, destaca-se a atenção dos jovens para a área de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Dos 78 projetos participantes, metade está relacionada aos temas, principalmente no que diz respeito à educação especial, como incentivo à produção de material em braile, educação para alunos com necessidades especiais e acessibilidade. Há também uma preocupação com políticas contra drogas, como projetos dispondo sobre campanhas de conscientização e incentivo à criação de clínicas especializadas no tratamento de dependentes jovens. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1594 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.