Sesdec garante unidades de fronteira no sul do estado
(Da Redação) A SESDEC (Secretaria Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania) anunciou a implantação de três bases de policiamento de fronteira nos municÃpios de Vilhena, Cabixi e Pimenteiras do Oeste, localizados no Sul do de Rondônia.
As UNIFRON (Unidades de Fronteiras) devem atender à s necessidades de vigilância que os três municÃpios enfrentam em razão de estarem em pontos estratégicos de divisa com outros estados. De acordo com o chefe do GESFRON (Grupo de Operações na Fronteira), capitão Marcos Freire, o municÃpio de Pimenteiras do Oeste é o que mais necessita de vigilância.
?Pimenteiras tem uma grande área de fronteira, que inclusive faz divisa com a BolÃvia. A implantação de uma base lá vai ser de grande valia para a segurança do estado? observou.
Segundo Freire, das três bases previstas para serem instaladas, a de Vilhena deve ser a primeira a ser entregue. ?Vilhena é uma cidade pólo e os tramites da Unifron do municÃpio já estão bem adiantados com previsão de entrega em meados do próximo ano?. As demais bases devem ser concluÃdas até o final de 2013.
Todo o policiamento que vai atuar nas unidades de fronteira será lotado integralmente nos locais destinados. De acordo com o comandante do 3º Batalhão da PolÃcia Militar de Vilhena, o coronel Paulo Gonçalves, na área de atuação do batalhão, que compreende sete municÃpios, só há um policial treinado para missões em fronteira. ?Os policiais que ficarão nas bases terão que vir de outros municÃpios, pois eles precisam ser TREINADOS?, COMENTOU.
MONITORAMENTO - Enquanto as Unifrons não são implantadas, o monitoramento das fronteiras, de acordo o comandante Gonçalves, é feito pelas quatro companhias do batalhão, tendo duas instaladas em Vilhena, uma Colorado do Oeste e outra em Cerejeiras. ?As companhias realizam um trabalho de policiamento rural intensificado para evitar confrontos de invasão de terras nas áreas de divisa e nos interiores dos municÃpios?, explicou. Com informações da Assessoria.
...