Correio Popular Notícia



Saúde da Mulher
Ceci Cunha terá atendimentos reduzidos

Data da notícia: 28/08/2012
Foto:

(Josias Brito) Por falta de médicos, o Centro de Saúde da Mulher Ceci Cunha, em Ji-Paraná, deverá diminuir o volume de atendimentos. A medida acontecerá devido outros dois médicos que atendem no local, estarem de férias. Os atendimentos voltarão a normalidade no próximo mês. Conforme a direção do Centro de Saúde da Mulher, a prioridade neste período é para gestantes e idosas. Os casos não prioritários estão sendo agendados para setembro, situação que não agradou muitas pacientes.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120828-151.jpg[/IMG]A maioria das mulheres que estavam agendadas para este mês, tiveram os atendimento adiados para o próximo mês. A agricultora Rosa Pereira, ficou revoltada ao procurar o centro de saúde da mulher para fazer o exame de Prevenção de Câncer do Colo do Útero. ?Me desloquei mais de 50 quilômetros de onde eu moro para fazer o exame preventivo e, agora fui informada que minha consulta foi adiada para o próximo mês. Esta não é a primeira vez que passo por este mesmo problema, mas como precisamos, temos que esperar, mesmo revoltadas com a falta de informações e de respeito com o próximo?, desabafou a agricultora.
A diretora do Centro da Mulher, Maria Cristina Villa Siqueira, disse que o problema é devido as férias dos médicos, mas no próximo mês, os atendimento deverão voltar a normalidade. ?Nós atendemos através de agendamento, mas estamos com dois médicos de férias e não tivemos como atender toda a agenda. Se o caso é tranquilo, não tem problema ser remarcada a consulta?, explica a diretora.
Cristina Villa Siqueira destacou o trabalho realizado em prol das mulheres de Ji-Paraná. Ela lembra que o Ceci Cunha, com as políticas públicas recentes, tem se tornado referência em Ji-Paraná no tratamento ginecológico. ?30 mil pessoas já foram cadastradas desde que o Ceci Cunha iniciou seus atendimentos. Hoje, todo o tratamento ginecológico oferecido pela rede municipal é feito aqui no Ceci Cunha?, contou.
Ela relatou ainda que o Centro oferece um trabalho especializado através de exames preventivos, pré-natal, ultrassonografia e obstetrícia. ?Quatro ginecologistas e um obstetra da rede municipal fazem parte do nosso corpo médico?, detalhou.

AGENDAMENTO - A enfermeira ainda explicou de que forma a comunidade deve proceder para que se agende um horário para atendimentos. ?Até pouco tempo, o agendamento era feito apenas no Ceci Cunha, porém, com a implantação de um cadastro único para todas as unidades de saúde do município, basta que a mulher interessada procure qualquer hospital ou posto de saúde municipal para marcar sua primeira visita, onde serão definidas as datas ideais de acordo com o quadro de cada paciente?, falou a responsável pelo Ceci Cunha.
Outro ponto destacado por Maria Cristina é o acompanhamento oferecido para a mulher, que em muitos casos, passam a realizar todos seus exames de rotina nas dependências do Centro de Saúde. ?Temos pacientes que já estão conosco há anos. Esse cuidado e atenção dado por um centro ginecológico é muito importante, justamente porque, em casos de doenças ginecológicas e gravidez, os exames preventivos são importantíssimos?, detalhou.
A diretora lembrou ainda do aparelho de mamógrafo que está disponível para exames preventivos de câncer de mama. ?O aparelho tem sido de grande ajuda para realização dos exames em Ji-Paraná, pelo SUS (Sistema Único de Saúde)?, concluiu.

Fonte:






Noticia vista 1671 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.