Correio Popular Notícia



Saúde
Ji-Paraná lembra Dia Nacional de Combate ao Fumo

Data da notícia: 30/08/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120830-152.jpg[/IMG] (Da Redação) Com o tema ?Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta?, o Dia Nacional de Combate ao Fumo foi comemorado ontem (29), com palestras, oficinas, orientações e distribuições de panfletos, no pátio da SEMUSA (Secretaria de Saúde de Ji-Paraná). O evento foi realizado pelo DAB (Departamento de Atenção Básica), por meio da direção da Divisão de Programas Estratégicos, em parceria com o curso de Enfermagem do Ceulji/Ulbra.
A data foi comemorada com o objetivo de reforçar as ações de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. ?Basta manter um cigarro acesso para poluir o ambiente. A fumaça do cigarro contém mais de 4.7 mil substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono, substâncias cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações. Além dos danos à saúde (como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata entre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade?, comentou a coordenadora de Programas Estratégicos, Franciele da Silva Antunes.
De acordo com um estudo divulgado recentemente pela revista médica The Lancet, o Brasil está entre os países com os maiores índices de ex-fumantes. O País também tem a menor taxa de homens fumantes em relação ao total da população, comparado com os outros países analisados.
Segundo o levantamento, feito entre outubro de 2008 e março de 2010, 46,4% dos homens brasileiros e 47,7% das brasileiras que disseram que já fumaram diariamente no passado tinham abandonado a dependência. O número é o terceiro mais alto da pesquisa, atrás apenas do Reino Unido (com 57,1% para os homens e 51,4% para as mulheres) e dos Estados Unidos (48,7% e 50,5%, respectivamente). Entre as mulheres, o Brasil está em décimo: 13,1% das mulheres brasileiras fumam ? 11,5% diariamente.

MINISTÉRIO DA SAÚDE - Os dados mais recentes do Ministério da Saúde sobre o fumo na população brasileira trazem um panorama mais positivo. Segundo a última pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) divulgada em abril de 2012, 18,1% dos homens brasileiros e 12% das mulheres admitem ser fumantes. ?Hoje, os fumantes sentem cada vez mais o peso da fumaça do cigarro, tendo sido proibido fumar em locais fechados, por lei aprovada pela Presidente Dilma Roussef, desde dezembro de 2011. É preciso pensar o tabagismo de forma holística, pois seus impactos estão na natureza, desde a produção até o descarte?, finalizou Franciele Antunes. Com informações da Ascom/Semusa.

Fonte:






Noticia vista 1637 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.