Gurgacz cria projeto que facilita acesso à assistência técnica rural
(Da Redação) Atendendo a uma das principais queixas de setores públicos e privados, manifestadas em diversas audiências públicas promovidas pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, o senador Assis Gurgacz (PDT-RO), protocolou Projeto de Lei para facilitar o acesso dos produtores rurais aos serviços de assistência técnica e de extensão rural. Assis é o senador suplente da vaga de Acir Gurgacz, licenciado do Senado até novembro.
O PL 318/2012 pretende reparar deficiências na Lei do Crédito Rural, em vigor desde 1965, no que se refere à dificuldade de acesso dos produtores a tais serviços. Gurgacz apresentou resultados de pesquisa publicada em 2010 em que 78% dos produtores rurais declaram não ter recebido nenhuma orientação técnica, 13% afirmam ter recebido orientação ocasional e apenas 9% declaram ter recebido assistência técnica regularmente. ?Tal análise comprova a necessidade de superar os enormes desafios da estruturação de um sistema pluralizado de prestação de serviços públicos e privados de assistência técnica e extensão rural no Brasil, com diferentes formas de financiamento?, avalia o senador Assis Gurgacz. ?Também confirma que há ainda um grande potencial de aumento da produtividade da agropecuária brasileira, a partir da incorporação das inovações tecnológicas disponíveis?, complementa Gurgacz.
Na visão do senador, a reestruturação das empresas estaduais do Sistema Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural é condição fundamental para o sucesso das políticas de fortalecimento da agricultura familiar, ancoradas no Pronaf. ?A assistência prestada por tais entidades é gratuita. Todavia, levaria muito tempo, décadas talvez, para que tais empresas tivessem estrutura e pessoal suficiente para atendimento de todos os agricultores familiares?, pondera Gurgacz. Com informações da Assessoria/Assis Gurgacz.
...