CPI vai investigar cartel do leite
A Assembléia Legislativa aprovou a criação de uma CPI para investigar irregularidades na cadeia produtiva do setor leiteiro em Rondônia. A denuncia principal a ser investigada pelo deputados é a de que está havendo no Estado um movimento de cartelização entre as empresas de laticínios.
Segundo os deputados, pelo menos 70% dos produtores de leite paralisaram as atividades em Rondônia. Em alguns municípios, houve piquete na porta dos laticínios para impedir a comercialização de produtos, acarretando desabastecimento em alguns mercados.
Enquanto o impasse não chega ao fim, a Assembléia Legislativa de Rondônia inicia no próximo dia 22 uma ampla investigação nas indústrias de laticínios, que estariam praticando a cartelização do preço do leite.
Enquanto paga-se pouco ao produtor, no comércio os produtos industrializados (manteiga e leite longa vida) aumentaram muito. O autor do requerimento da CPI, deputado Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná), convidou nesta semana os deputados Luis Cláudio (PTN-Rolim de Moura) e Ribamar Araújo (PT-Porto Velho) para integrar a comissão. O convite foi aceito, mas depende ainda das lideranças que farão as indicações na próxima semana.
Jesualdo disse que outras denuncias como a sonegação de impostos pelos laticínios também deverão ser investigados. ?Algo errado tem. Não dá para entender como os laticínios e produtores reclamam de prejuízos se o valor final do leite está tão caro?, disse o parlamentar.
CADEIA PRODUTIVA- Segundo Jesualdo, o setor congrega cerca de 80 mil propriedades rurais e mais de 60 laticínios o que significa por baixo mais de 300 mil pessoas envolvidas diretamente neste segmento econômico, o que coloca a cadeia produtiva do leite como uma das mais importante no estado.
O grande impasse é a posição dos laticínios em baixar os preços pagos aos produtores em cerca de 16% em julho e mais 10 % em agosto, em plena entressafra, onde historicamente sempre houve aumento de preços, não diminuição.
Jesualdo disse que é preciso verificar com profundidade quem afinal está ganhando nesta cadeia produtiva, pois os produtos lácteos cada vez sobem mais para os consumidores. ?Alguém está ganhando muito e a única certeza é que não são os produtores de leite? finalizou Jesualdo.
...