Obra de alargamento da ponte vai retirar árvores
> Muitas árvores estão condenadas por apresentarem raízes expostas e atacadas por broca
A obra de alargamento da ponte sobre o rio Machado em Ji-Paraná será responsável pela retirada de cerca de 70 árvores adultas da espécie sibipiruna. De acordo com levantamento de acadêmicos e biólogos a maioria das plantas está condenada por apresentarem raízes expostas e o tronco atacado por broca.
Foi avaliado que a espécie sibipiruna não é adequada para o plantio em regiões quentes e úmidas como a região Norte. ?Ela (a sibipiruna) é uma árvore exótica, não é nativa da região, portanto suscetível ao ataque de insetos?, explicou a bióloga Márcia Cléia Vilela. Foram verificadas as condições biológicas e sanitárias das árvores.
Márcia Vilela concordou que a remoção é inevitável, não só para o prosseguimento da obra de alargamento da ponte quanto pelas condições apresentadas. No entanto, ela afirmou que a população deve receber uma reparação socioambiental pela retirada das árvores.
Márcia explicou que o trabalho dos biologos vai auxiliar na formulação de um projeto para minimizar o impacto ambiental na área. O estudo deverá apontar a reposição por espécies nativas na área do complexo Beira Rio e ainda o reaproveitamento da madeira de troncos e galhos.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Ji-Paraná, Valter Barbosa, salientou que a retirada das árvores deverá respeitar a legislação ambiental. Segundo ele, biólogos e vão auxiliar nesse processo. ?No momento, nossa preocupação é explicar à população que a prefeitura irá reparar as perdas das árvores?, assegurou.
...