Correio Popular Notícia




Marcha pela Vida leva milhares de pessoas às ruas em Porto Velho

Data da notícia: 05/09/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120905-211.jpg[/IMG]
(Da Redação) A Marcha pela Vida, realizada na última sexta-feira (31), levou três mil e quinhentas pessoas às ruas de Porto Velho e duas mil em Machadinho do Oeste, segundo informações de autoridades militares. Estudantes, órgãos públicos e sociedade civil organizada aderiram ao ato simbólico de promoção da paz e combate à todas as formas de violência. ?A expressiva participação popular demonstra que as pessoas têm consciência de que a efetivação de políticas públicas depende da comunidade. É preciso que que todos saiam do papel de espectadores para assumirmos nosso papel de protagonistas na construção de uma sociedade melhor?, avaliou o Procurador Geral de Justiça do Ministério Público de Rondônia, Héverton Alves de Aguiar.
Promovendo os temas ?Voto Consciente? e ?Valorização pela Vida?, buscando a redução dos acidentes de trânsito, a mobilização foi coordenada pelo MPRO e contou com a parceria do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal Regional do Trabalho - 14ª Região (TRT), Detran, Corpo de Bombeiros, Governo de Rondônia, Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), igrejas evangélicas e associações voltadas para ações de promoção da saúde e ao tratamento de usuários de drogas.
Em Porto Velho, o Detran integrou a atividade com uma comitiva formada por mais de 100 pessoas, que levaram mensagens de boas práticas a serem adotadas por pedestres e condutores, como forma de valorização da vida. Para a coordenadora de Educação no Trânsito, Gildete Alencar, ações como a marcha surtem resultado e precisam ser intensificadas. ?As mudanças vão acontecer quando nós, como cidadãos, nos unirmos em defesa de uma causa?, afirmou.
Ainda sobre o tema da mobilização, a Diretora Geral do Tribunal Regional Eleitoral, Elizeth Mesquita, afirma que chamar a atenção da população para o voto consciente foi primordial no momento em que Rondônia se prepara para a escolha de novos representantes municipais. ?A marcha aborda a valorização da vida de uma forma bem abrangente. Acho que o voto é um instrumento fundamental para garantir a efetivação de políticas públicas?, disse.
A coordenadora da atividade e Promotora de Justiça, Tânia Garcia Santiago, partilha da opinião. Ela também avalia que a participação dos órgãos e parceiros ressalta o compromisso de pacificação social das organizações públicas, fortalecendo a relação dessas instituições com a população de um modo geral.

TRAJETO E BRINDES - Na Capital, a Marcha pela Vida teve início na Praça Aluísio Ferreira, percorrendo a área central da cidade, sendo encerrada na Praça Madeira-Mamoré, onde foram feitas apresentações artísticas e sorteio de brindes (dentre eles, duas bicicletas). A ATMO (Associação dos Amigos do Transplante) participou do evento levando informações sobre cadastro de doadores voluntários de medula óssea. A entidade atuou em conjunto com a Fhemeron, que fez coleta para cadastro no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).

Fonte:






Noticia vista 1534 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.