NOTAS DOS MUNICÍPIOS
VILHENA I
A Escola de Educação Infantil Bianca e Leonardo de Mattos Bezerra localizada no Bairro COHAB, em Vilhena, atende hoje em torno de 260 alunos com três modalidades Creche, Pré I e Pré II. Com crescimento e surgimento de novos bairros como Orleans, Florença, Assossete e com a construção de 200 casas populares, o número de crianças aumentou e a procura por vagas também. Pensando na qualidade do ensino e na preocupação em oferecer educação as crianças desses setores a Prefeitura de Vilhena por meio da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) já começou a construção da nova sede da Escola Bianca e Leonardo no setor 73. De acordo com a Semed, a nova sede atenderá em média 400 crianças, o dobro que atende hoje.
VILHENA II
Segundo o atual secretário Municipal de Educação, Edmar Pereira dos Santos, a população dessa região, estarão ganhando com a construção dessa nova sede da Escola Bianca e Leonardo, ?aumentaremos o número de vagas, dando maior conforto aos alunos e corpo docente?. Com a construção da nova sede serão cinco salas de aula, banheiros específicos para os alunos (feminino e masculino), sala para setor administrativo, secretaria, diretoria, sala para atendimento pedagógico, biblioteca, ampla cozinha, dispensa, área de serviço, e pátio coberto. Edmar salientou que atual administração não pensa apenas no crescimento e surgimento novos bairros, mas em dar estrutura educacional, fortalecimento, e condições aos pais que moram nesses setores.
JARU ? Com Foto
Para testar uma recicladora de asfalto recentemente importada dos Estados Unidos, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes) restaurou um trecho de 700 metros da rua Rio Grande do Norte, no Setor 1 de Jaru. A obra foi executada com Asfalto Usinado Betuminoso a Quente (CBUQ), o conhecido asfalto quente, produzido pela usina de asfalto do DER instalada em Ouro Preto do Oeste. Os testes do equipamento na restauração da rua foram acompanhados pelo diretor-executivo do DER, Rodrigo Viana, e pelo coordenador das usinas de asfalto e da recicladora, Ozeas de Oliveira, que recebeu da fabricante da máquina instruções sobre o funcionamento. ?O equipamento apresentou o rendimento que nos foi apresentado e que esperávamos?, disse Oliveira. Rodrigo Viana ressalta que a recicladora trabalha com uma patrulha composta por três rolos compactadores e um caminhão pipa. Ele acrescenta, ainda, que a patrulha tem capacidade para reciclar e preparar dois quilômetros de terraplanagem, deixando a base pronta para o lançamento da camada asfáltica.
CACOAL I
A SEAS (Secretaria de Estado de Assistência Social) realiza nos dias 14 e 15 de setembro, no Campus da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em Cacoal, a I Feira Regional de Economia Solidária e Agroecologia do Território do Rio Machado. A solenidade de abertura da feira acontece no dia 14 (sexta-feira), a partir das 18h, no Campus da Unir em Cacoal, com a presença de autoridades do governo do Estado e expositores de empreendimentos solidários e da agricultura familiar dos sete municípios que compõem o território. A Feira tem como objetivo ser um espaço para promover, capacitar e estimular a comercialização direta dos bens e serviços produzidos pelos empreendimentos econômicos solidários e da agricultura familiar, tendo em vista o potencial que possuem estes empreendimentos em gerar trabalho e renda, e ao mesmo tempo, distribuir de forma justa a riqueza que geram.
CACOAL II
Como um dos eixos prioritários do Plano FutuRO a Seas vem desenvolvendo políticas de inclusão produtiva, através de ações que fortaleçam a geração de emprego e renda. ?A Economia Solidária é um forte mecanismo gerador de renda e emprego?, explica Cláudia Moura, secretária da Seas e coordenadora do Plano FutuRO. ?A Feira é uma mostra da evolução natural do conceito de produção junto com o resgate de valores e práticas como o mutirão, o escambo solidário?, completa a secretária. A Feira conta com uma vasta programação de oficinas e palestras e feira de trocas, além de apresentar aos participantes um painel das novas tendências e tecnologia a serviço da Economia Solidária.
...