Campanha contra a Rubéola é prorrogada
> Além de Rondônia, outros 10 Estados não atingiram a meta e prorrogam a campanha
A campanha de vacinação contra a rubéola que terminaria na última sexta-feira (12) foi prorrogada até o próximo dia 19, sexta-feira. Em Ji-Paraná a vacina continuará disponível nos centros e postos de saúde. A campanha encontrou resistência, principalmente dos homens, que deixaram de tomar a vacina.
Além de Rondônia outros dez estados tiveram a campanha de vacinação prorrogada, já que a meta ainda não foi atingida.
Segundo informações do ministério da saúde, a prorrogação de campanhas nacionais é comum, com isso os estados de; Rondônia, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Tocantins, Goiás, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo continuam com a vacinação de pessoas com idade entre 20 a 39 anos. Nesses Estados a taxa de vacinação ficou entre 62% e 76%. Em Rondônia, os municípios trabalharam forte para cumprir a meta, inclusive indo às ruas para imunizar a população, montando postos de vacinação em locais mais movimentados, como em Ji-Paraná, aonde durante a campanha equipes do setor de epidemiologia foram a supermercados, Escolas, Faculdades e Estabelecimentos comerciais para vacinar aqueles que não têm tempo de ir ao posto de saúde.
SURTOS - Dados do Ministério da Saúde mostram que, nos últimos dois anos, surtos de rubéola foram registrados de forma dispersa em todo o país. Em 2007, foram 8.407 casos, sendo 161 em mulheres grávidas, o que resultou em 20 recém-nascidos com Síndrome da Rubéola Congênita (SCR), que causa cegueira, surdez, retardo mental e cardiopatias, entre outras seqüelas.
...