Correio Popular Notícia



CORAGEM
Candidata à prefeitura de Ji-Paraná, Solange Pereira fala de suas propostas

Data da notícia: 15/09/2012
Foto:

?Enfrentar desafios não é impedimento, é uma ponte para se chegar à vitória.?

(Josias Brito) Primeira mulher a se candidatar para concorrer ao cargo de administradora do município de Ji-Paraná, a candidata à Prefeitura do município, Solange Pereira (PMDB) participou de uma entrevista exclusiva ao CP na manhã de ontem (14). A participação dela faz parte da série de entrevistas com os candidatos majoritários no município que o CP realiza até o dia 22 de setembro. Durante uma hora, Solange Pereira falou de projetos e respondeu a perguntas de jornalistas.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120915-131.jpg[/IMG] A candidata Solange começou a entrevista falando sobre a sua vida, uma mulher determinada, corajosa e que tem enfrentado muitos desafios. ?Desde pequena eu sou uma menina mulher que sempre enfrentou grandes desafios?, relembrou.
Nascida de uma família pobre de agricultores, no Espírito Santo, a candidata não conheceu outra coisa, a não ser o trabalho. Ela relatou que seu pai é um homem muito determinado, honesto, trabalhador e os criou no caminho do trabalho. ?Me lembro que quando conheci uma boneca, foi aos 14 anos. Pois éramos da agricultura e tínhamos o comprometimento de ajudar a família. Meu pai me ensinou muitos valores como o do trabalho e do desprendimento da vida ?, destacou.
Solange é uma mulher preparada, que teve seus princípios baseados em muito trabalho no campo, sem problemas, sempre enfrentou tudo de frente. ?Hoje eu consigo fazer um reflexo rápido da minha história, minha infância e a importância de tudo para minha vida. O sofrimento da minha mãe, que quase faleceu para me ganhar e do meu pai, me faz trabalhar mais com os pés no chão?, lembra emocionada.
Em 1985, Solange Pereira chegou em Ji-Paraná, cidade ainda pequena e sem energia, com pouca infraestrutura. Ela relatou que na época as condições eram muito difíceis no município e ela, resolver encarar o desafio e passou a amar o município de Ji-Paraná. ?Hoje tudo que tenho esta em Ji-Paraná, minhas filhas nasceram e foram criadas aqui?, lembrou.

[B]INÍCIO NA POLÍTICA[/B] - Solange sempre ajudou seu marido, Romildo Pereira, que foi vereador três vezes em Ji-Paraná. A candidata destacou que a mulher sempre tem que acompanhar o marido, ser parceira. ?Eu seguir os conselho da minha mãe e com isso, conheci muitas pessoas, devido meu marido ter sido técnico da Emater e na política não foi diferente. Passei a acompanhá-lo e ter a minha participação também na área da política ji-paranaense?, lembrou.
A candidata se candidatou pela primeira vez em 2004, quando seu esposo foi candidato a prefeito, a convite do partido, sendo eleita pelo povo como a única mulher vereadora na época. Em 2008, Solange Pereira foi reeleita a vereadora pelo segundo mandato, com mais do dobro dos votos. ?A minha participação na política veio mais como uma força do partido. Pois se fosse olhar como candidata e esposa do candidato a prefeito, não poderia dar certo?, frisou.

[B]Clamor da população leva Solange a se candidatar[/B]

(Josias Brito) Durante a entrevista exclusiva ao CP, a candidata à Prefeitura de Ji-Paraná, Solange Pereira, destacou os motivos que à levaram a disputar a eleição deste ano. Para Solange, a candidatura surgiu a partir do clamor do povo e de um chamamento do partido. "O clamor do povo, foi que me incentivou a aceitar e, diante do desafio aceitei ser candidata e por isso estou aqui. Esta caminhada está sendo muito importante e desafiadora?, disse.
A candidata lembrou que uma mulher nunca governou Ji-Paraná e o povo está com uma esperança muito grande de que uma mulher possa governar o município. ?A expectativa do povo de que uma mulher possa governar o município e fazer a diferença é muito grande?, lembrou. Quando perguntada sobre o projeto de governo, Solange ressaltou que para ser prefeita, tem que ter um plano de trabalho em todas as áreas: na área de infraestrutura, saúde, educação, esporte, lazer e desenvolvimento econômico, tem que abranger todas as áreas. ?Você não pode deixar uma área menosprezada em função das outras pois todas as áreas, tem o público que espera um resultado, um trabalho, um projeto e diante disso tudo, em todas as ações e pastas, temos projetos que podem dar a solução dos problemas na cidade, em especial, aos mais graves?, ressaltou.
Solange Pereira destaca que hoje os problemas mais graves no município são a infraestrutura, a saúde, a educação e o esporte e lazer que o povo reclama pela falta de eventos na cidade. A candidata lembrou também da agricultura, que faz parte do desenvolvimento do município. ?Quem nos alimenta, bota comida na nossa mesa, são os agricultores e em especial, a agricultura familiar?.

[B]INTEGRAÇÃO [/B]? De acordo com a candidata, as áreas do governo interagem. ?A educação e a saúde não podem ficar isoladas. Para uma criança estudar, tem que ter saúde?. Solange disse que quando se fala de estradas para produtor rural, também está preocupada com a educação e a saúde. ?Se uma mãe está para dar a luz no sítio e precisa se locomover até o hospital para ter seu filho, com este exemplo, estou falando de saúde e estrada, pois se não tiver estrada, onde o veículo que irá levar esta mãe para o hospital vai passar? esta família terá problemas. Quando eu invisto na estrada, estou dando mais comodidade para o produtor rural ter acesso a cidade?, destacou.
A candidata pretende fazer um choque de gestão na saúde. Ela fez um balanço da atual situação, destacando que hoje nas unidades básicas de saúde não se tem médicos aptos a atender. Faltam funcionários, enfermeiros, medicamentos e outros atendimentos.
Solange pretende fazer um choque de gestão para oferecer a população uma saúde verdadeira. A primeira proposta na área, afirma a prefeiturável, será a nomeação de um secretário de saúde que entenda da área de saúde para identificar os problemas de prevenção da saúde do município. ?Quero que todos os problemas, o da mulher, o do homem, de combate a tabagismo, a saúde da família e outros sejam realizados sempre no município?, destaca.

[B]Solange quer priorizar infraestrutura[/B]

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120915-132.jpg[/IMG] A candidata à prefeita em Ji-Paraná, ao ser perguntada sobre o foco principal de sua campanha, lembrou que a sua prioridade, ao assumir a Prefeitura de Ji-Paraná, será a da infraestrutura, já que no inicio do ano é época do inverno amazônico e as ruas e estradas do município estarão com problemas de trafegabilidade. Ela disse que também dará destaque na saúde pública, que está deficitária e na área da educação. ?Cada secretário apresentará suas prioridades nas áreas deficitárias de cada setor?.
Lembrada sobre sua campanha que tem pautado os valores familiares, a candidata destacou que hoje os valores básicos das famílias estão sendo perdidos. As crianças estão sendo educadas pelas escolas e igrejas e estes dois órgãos não estão conseguido fazer esta educação completa, pois a educação não esta vindo de casa. ?É este valor familiar que nos queremos restaurar através da consciência familiar?, disse.
Ela destaca que este trabalho de restauração será realizado por meio de equipe técnica formada por psicólogos e assistentes sociais que irão trabalhar nas casas para ajudar a desenvolver este projeto, inclusive os agentes de saúde, que poderão fazer este trabalho. ?Se nós conscientizarmos as famílias do papel verdadeiro delas, iremos eliminar problemas de filhos caminhando para as drogas e meninas tendo problemas de abuso. Fazer educação familiar é muito importante para que possa primar pelo valor que esta sendo perdido ao longo da vida?, destaca lembrando que os meios de comunicação também serão importantes para a conscientização. ?Este trabalho de conscientização, vai fazer com que todas as pessoas acordem para cada um fazer o seu papel. O mundo modernizou, mas a educação tem que ser preservada?, frisou. Solange destacou que com esse trabalho vai permitir que o MP, as delegacias e os órgãos de seguranças tenham menos trabalho. ?Nós temos que trabalhar em todas as áreas da educação do nosso município?, lembra.


[B]APOIO DA POPULAÇÃO [/B]? Solange disse que tem obtido muito apoio popular em sua campanha. ?Em todos os lugares que passo, as pessoas cobram minha visita para conhecer minhas propostas de campanha?, ressaltou. Solange já visitou, durante suas caminhada, 12 bairros a pé conversando com os moradores do município. Ela se emocionou ao lembrar de famílias que visitou e que vivem em extrema pobreza. ?Hoje existem no município quase sete mil pessoas passando dificuldades. O povo é muito carente, muito humilde. Tenho chorado muito em visita aos bairros devido algumas pessoas estarem passando fome em nosso município. O povo de Ji-Paraná merece uma administração voltada para o povo. Fazer com que o homem do campo tenha dignidade. Iremos dar resposta as dificuldade do povo ji-paranaense?, finalizou Solange Pereira.

Fonte:






Noticia vista 11502 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.