Correio Popular Notícia




Idaron inicia cadastro das lavouras referente a safra

Data da notícia: 17/09/2012
Foto:

(Da Redação) A IDARON (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia), encerrou no último sábado (15) o vazio sanitário da soja, que teve inicio no dia 15 de junho, no Estado de Rondônia, estabelecido através da Portaria nº 220 de 11/08/2009. O objetivo desta ação é promover a diminuição do inóculo do fungo Phakopsora pachyrizi, causador da doença conhecida como Ferrugem Asiática da Soja.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120918-142.jpg[/IMG]A partir de agora o produtor está liberado a cultivar a soja, porém antes, deverá cadastrar a área de cultivo. Para tanto, a Agência Idaron disponibiliza o cadastro online das lavouras de soja da safra 2012/2013 que vai até 30 de novembro deste ano. O produtor ou seu responsável técnico deverá acessar o sitewww.idaron.ro.gov.br, clicar no ícone ?Produtores de Soja? e preencher o formulário, que depois de concluído gerará um comprovante com código numérico que deverá ser impresso e mantido sob sua guarda para eventual fiscalização até o final do ano safra.
Segundo o Coordenador de Monitoramento de Pragas da Idaron, Getulio Moreno, cada propriedade deve ser inscrita individualmente conforme o endereço e tamanho, ou seja, o produtor deverá gerar tantos cadastros quanto forem necessários para contemplar toda sua área produtiva de soja. Mesmo aquelas lavouras de soja que possam vir a ser cultivadas nos meses de janeiro e fevereiro de 2013, geralmente após a colheita de arroz, devem ser inscritas até dia 30 de novembro.
Caso o produtor prefira, também poderá se dirigir até a Idaron de seu município e solicitar que seja realizado o cadastro de suas áreas dentro do prazo estabelecido.
A Gerência Vegetal solicita aos produtores que ao detectar foco de ferrugem no período de desenvolvimento de sua lavoura, meses de janeiro e fevereiro/2013, informem a ocorrência na página de cadastro no site da Idaron. O objetivo desta ação é acompanhar e alertar os produtores da região sobre a dispersão da doença. Disponibilizamos também, local para que sejam informados os resultados de produtividade obtida para os produtores que realizaram cadastros de áreas de soja na safra 2011/2012. A partir de dezembro, a Idaron iniciará a fiscalização e o produtor que estiver em desacordo poderá ser penalizado conforme Legislação de Defesa Vegetal de Rondônia. Com informações de Elaine Barbosa ? Assessoria da Agência Idaron.

Fonte:






Noticia vista 1388 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.