Hospital de Base realiza mutirão de cirurgias ginecológicas
(Assessoria) Neste sábado e domingo (22 e 23) o Hospital de Base Ary Pinheiro realizará mais um mutirão de cirurgias. Desta vez serão feitas cirurgias ginecológicas como retirada do útero via abdominal e vaginal (histerectomia abdominal e vaginal), retirada de cistos nos ovários (ooforectomia) e períneo (colpoperineoplastia) em mais de 30 pacientes.
De acordo com o médico ginecologista e obstetra, Juan Carlos, diretor executivo da unidade, a equipe médica é composta por professores da residência médica, coordenada pela médica cirurgiã Márcia Meira, mais quatro cirurgiões ginecológicos, quatro anestesistas, dez médicos residentes em ginecologia e obstetrícia, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Serão ocupadas quatro salas no centro cirúrgico.
O diretor geral do Hospital de Base, médico Jean Negreiros, disse que esse mutirão é o começo de uma série, que semanalmente serão realizados e o objetivo é zerar, num prazo de no máximo 90 dias, as cirurgias acumuladas ao longo do ano devido às paralisações. Ele explicou que os próximos serão de vesícula (colisistemia), hérnias e catarata. Negreiros ressalta a importância da residência médica, que está a frente desses mutirões. O secretário de Saúde (Sesau) Gilvan Ramos, acrescentou que os mutirões dão maior resolutividade nas cirurgias e uma resposta mais rápida aos pacientes do SUS que aguardam procedimentos.
...