PLANEJAMENTO
Ouro Preto integra Rota Internacional de Turismo
(Da Redação) Técnicos do municÃpio de Ouro Preto do Oeste e do gabinete do deputado estadual Jaques Testoni (PSD) participaram de uma reunião em Rio Branco (AC), para uma reunião do Comitê da Rota TurÃstica Internacional ?Pantanal, Amazônia, Andes e PacÃfico? juntamente com representantes das secretarias de turismo de Rondônia, Mato Grosso, Acre, técnicos do Sebrae e empresários do setor.
Na ocasião foi realizada a Oficina de Planejamento Estratégico da Rota TurÃstica Internacional ?Pantanal, Amazônia, Andes Pacifico? que dá continuidade à s ações do Termo de Cooperação Técnica celebrado entre os estados envolvidos no projeto, buscando lançar estratégias mercadológicas para incentivo e desenvolvimento do turismo.
A criação da rota internacional visa atrair turistas do mundo inteiro para a Amazônia e possibilitar aos brasileiros explorar e conhecer as belezas naturais de outros estados da região Norte e os mistérios do Peru que além de aproximar ainda mais povos de cultura e costumes tão distintos, possibilitará um novo tempo para a exploração de um potencial econômico que pode movimentar, em curto prazo, cerca de US$ 1,5 milhão por mês com o ingresso de novos turistas em Rondônia e US$ 100 milhões por ano de comércio bilateral, de acordo com a previsão de instituições brasileiras e peruanas.
Em Rondônia três municÃpios fazem parte dessa rota, Porto Velho Guajará Mirim e Ouro Preto do Oeste, este último se destacou em virtude das riquezas naturais e ambientais como o Morro Chico Mendes e a Reserva INPA, que juntos compreendem uma área superior a 250 alqueires na área urbana do municÃpio, além da oferta de atividades, produtos e serviços em operação como, por exemplo, o turismo de aventura para prática de voo livre. Com informações da Assessoria da ALE.
...