Correio Popular Notícia



PLANEJAMENTO
Candidato à prefeitura de Ji-Paraná, Jesualdo Pires apresenta suas propostas

Data da notícia: 22/09/2012
Foto:

?Ji-Paraná precisa crescer com desenvolvimento e com qualidade de vida?

(Josias Brito) O segundo candidato que está concorrendo ao cargo de administrador do município de Ji-Paraná, o candidato à Prefeitura do município, Jesualdo Pires (PSB) participou de uma entrevista exclusiva ao CP na manhã da última quinta-feira (20). A participação dele faz parte da série de entrevistas com os candidatos majoritários no município que o CP encerra hoje (22). Durante uma hora, Jesualdo falou de projetos e respondeu as perguntas de jornalistas. O candidato a prefeito iniciou sua entrevista falando sobre sua vida. Nascido em Presidente Prudente, interior de São Paulo, muito jovem, aos 16 anos foi para a capital do estado fazer cursinhos e, com muita dificuldade, entrou na faculdade de engenharia civil e anos depois, conseguiu se formar.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120922-151.jpg[/IMG] Seu pai é pernambucano e a história dele é muito cativante, pois também iniciou sua vida sozinho aos 16 anos, indo para São Paulo, enfrentando todas as sortes e dificuldades. Aos 18 anos, ele prestou serviço militar e ingressou na Polícia Militar, sendo transferido para Prudente, onde conheceu sua mãe e formou família. ?Uma das exigências do meu pai era a questão do estudo. Ele foi muito rigoroso com os filhos nesta questão?, lembrou o candidato.
Jesualdo lembra as dificuldades e sacrifícios de seus pais em função de dar estudo para os filhos. ?Meu pai sempre dizia que não queria que eu trabalhasse, mas sim se formar para ter um futuro melhor?, disse. Ele destacou que sua primeira experiência como engenheiro civil foi em São Paulo, mas ele não se adaptou e buscou um novo desafio, vindo para Rondônia. Juntamente com um sócio, ele montou uma pequena empresa em Ji-Paraná e começou o trabalho como construtor, engenheiro e empreendedor.
O que motivou a vinda para o estado foi, no ano de 1983, quando existia uma febre do novo Eldorado. ?Eu sempre quis ir para lugares diferentes. Cheguei a mandar currículo para uma empresa que estava contratando gente para o Iraque. Fiquei triste por não ser contratado?, frisou.
Como não deu certo a ida para o Iraque, ele resolveu vir para Rondônia, onde começou sua carreira como engenheiro, há 30 anos. Com o passar do tempo, Jesualdo começou a ter uma participação ativa na área social do município. ?Eu sempre tive este lado social. Sempre gostei de participar. Prestei serviços para várias entidades, destacando especialmente o fato de ter emprestado seu conhecimento de engenheiros civil para várias entidades, como o Cercame, APAE, igrejas e entidades, sem cobrar pelos seus serviços. Nunca pesando na política?.
Quando veio para Ji-Paraná, já conhecia sua esposa onde se casou e constituiu família. ?Tenho três filhos e, todos foram criados e educados no município. Eu e minha família nos consideramos ji-paranaenses?, destacou.

[B]INÍCIO NA POLÍTICA[/B] ? Em 2000 surgiu a oportunidade de participar pela primeira vez, como candidato a vice-prefeito de Ji-Paraná. Jesualdo Pires, como é muito amigo do vice-prefeito, Zé Otônio e ele na época não tinha um candidato para vice, acabou por ter seu nome escolhido para participar da chapa de Zé Otônio, já de última hora. ?Na época, fiquei bastante assustado, pois não tinha esta pretensão, mas foi colocado meu nome e homologado e participamos da primeira campanha política e perdemos?, ressaltou.
No ano de 2004, Jesualdo Pires saiu novamente candidato a vice-prefeito na chapa de Zé Otônio. A campanha foi mais acirrada e eles perderam a eleição com pouco mais de dois mil votos. Em 2006, Jesualdo fez o projeto seu político, sendo o quinto deputado estadual mais bem votado de Ji-Paraná, começando sua carreira política na Assembleia Legislativa. ?Como deputado, fui reeleito em 2010, com uma votação muito maior, devido minha atuação política com honestidade e dinamismo?, enfatiza.

[B]Jesualdo destaca emendas para Ji-Paraná[/B]

O candidato à Prefeitura de Ji-Paraná e deputado estadual Jesualdo Pires, durante sua entrevista, destacou sua participação parlamentar e a importância de ter sido o secretário da mesa, onde auxiliou moralizar a Casa de Lei e economizar mais de R$ 82 milhões, além de ter buscado diversas emendas para o município. ?Eu fui um deputado que trouxe muito recursos para Ji-Paraná. Não me lembro de nenhum deputado antes de mim, que tenha feito tantas coisas pela cidade, tantas ações, movimentado tanto o município como foi feito em minha atuação como deputado. Minha atuação foi reconhecida pela população, tanto é que eles me reelegeram novamente como deputado?, ponderou.
O candidato lembrou de suas crenças, destacando que é católico praticante e frequenta a igreja todos os domingos. ?Eu acredito em Deus. Sou temente a Deus. Um dos pontos importantes do meu projeto de governo é sempre colocar as coisas nos designo de Deus, pois acredito que Deus tem o designo para cada um de nós. Eu aceito as coisas com muita tranquilidade?, falou emocionado.

[B]DISPUTA POLÍTICA [/B]? Jesualdo Pires falou que o que o levou a entrar na disputa a Prefeitura de Ji-Paraná foi o seu entendimento pessoal e que hoje ele é uma pessoa preparada para assumir o cargo de prefeito, devido as suas experiências de vida, como engenheiro, como empresário e como deputado estadual no seu segundo mandato. Segundo o candidato, este ponto lhe da segurança hoje e convicção de que ele é uma pessoa preparada para assumir este desafio. ?Eu planejo muitas coisas na minha vida. Eu não faço as coisas sem planejamento. Em 2008, muitos queriam que eu saísse candidato a prefeito, mas eu falei que não estava preparado para o desafio?, lembrou.
Para o candidato, tudo tem que ser planejado e por isso, ele agora se sente preparado para assumir este desafio. ?Me preparei a 12 anos para assumir a prefeitura de Ji-Paraná. Esse não é um projeto de aventura. Sei das dificuldades de Ji-Paraná, por isso meu compromisso. Vou ser quatro anos prefeito do município e, ainda será muito pouco tempo para realizar tudo que pretendo de bom para a população?, disse.
O candidato quer demonstrar sua gratidão pelo município e retribuir o pouco que a cidade lhe deu. ?O que eu tenho hoje, minha família, meus bens patrimoniais, tudo devo a Ji-Paraná. Cheguei aqui sem nada. Só tinha um canudo de engenheiro recém-formado. Tudo que tenho hoje devo a Ji-Paraná?, destacou.


[B]Saúde é propriedade para Jesualdo[/B]

Perguntado para o candidato sobre sua prioridade para Ji-Paraná, ele destacou que a área da saúde é fundamental. Ele lembrou que uma rua sem asfalto pode esperar, mas a saúde não espera. Conforme Jesualdo, se uma pessoa ficar doente hoje, tem que ter um médico para atendê-la, já o asfaltamento de uma rua, iluminação, construção de uma creche pode se espera um pouco, mas a saúde não pode esperar.
O candidato lembra que o município tem muitos problemas. Na área da infraestrutura, por exemplo, está bastante precária no município. Jesualdo disse que um dos problemas que mais lhe preocupa além da saúde, é o de drenagem da água da chuva. ?Não adianta você arrumar uma rua hoje, sendo que a chuva vem e leva tudo?.
Jesualdo vê um grande problema no desenvolvimento econômico do município. A cidade não tem crescido nos últimos anos. O candidato quer resgatar a questão do desenvolvimento de Ji-Paraná, através de um ambiente favorável de negócios, motivando as micros, pequenas e médias empresas a crescerem no município. ?Queremos atrair empresas de fora e indústrias. Só tem um jeito para a cidade crescer e é através da geração de emprego?, lembrou.
Perguntado sobre como ele visualizava dotar o município de capacidade produtiva para poder trazer investidores, Jesualdo disse que em nenhuma outra cidade de Rondônia tem localização privilegiada como Ji-Paraná. O município está no centro do estado, com ligação para todas as regiões e com uma localização extremamente favorável. O candidato disse que é preciso mostrar aos empresários que temos condições e o melhor município para recepcioná-los. ?Temos que mostrar a vantagem de se instalar em Ji-Paraná. A cidade está bem localizada, tem aeroporto, tem BR, tem rio, tem uma população grande, escolas, habitação razoavelmente boa, um centro médico bom e temos universidades. Temos que mostrar para o empresário que é bom investir em Ji-Paraná e dar condições para que ele invista?, frisou.

AGRICULTURA ? Ao falar sobre a agricultura, Jesualdo destacou que tem condições de alavancar muito no município, ao ser criado uma alternativa no agronegócio. Ele destaca que um produto que sai com menor valor hoje, pode se agregado a um preço maior. ?Hoje um produtor rural não é mais um agricultor e, sim um empresário rural. O produtor que não encarar sua propriedade como negócio, ele estará fadado ao fracasso?, lembra.
Jesualdo destacou a importância do servidor público municipal, dizendo que o prefeito é um gerente e tem que contar com a colaboração dos quase três mil funcionários públicos do município, pois sem a colaboração do funcionalismo, não seria possível administrar uma cidade como Ji-Paraná. O candidato destaca que uma das primeiras coisas que ele vai realizar como prefeito é mostrar aos servidores a importância que eles tem para a administração do município.


PILARES DA ADMINISTRAÇÃO ? O candidato destacou seus quatro pilares da administração caso seja eleito prefeito de Ji-Paraná. Desenvolvimento econômico, planejamentos e projetos, gestão eficiente e austeridade. ?Com estes pilares poderemos resolver muitos outros problemas do município?, destacou.
?A coisa mais barata para o poder público é ter uma pessoa empregada?, disse Jesualdo. ?Se for cuidada a área da saúde, da educação, do emprego e de outros problemas do município, ninguém vai precisar do Bolsa Família e de outras ações de desempregos. Tudo que o cidadão precisa é de um emprego digno?, frisou.

Fonte:






Noticia vista 1768 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.