Correio Popular Notícia



PREJUÍZOS
Ji-Paraná perde um voo

Data da notícia: 27/09/2012
Foto:

[b]A suspensão pegou passageiros e agências de viagens de surpresa[/b]

(Josias Brito) A empresa Passaredo Linhas Aéreas suspende a partir de hoje (27), suas operações no Aeroporto José Coleto, em Ji-Paraná, devido a reforma na pista do aeroporto de Cuiabá, no Mato Grosso e a troca da frota de aeronaves. De acordo com o site da ABETAR (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional), a companhia ligava a cidade de Ji-Paraná ao norte de Tocantins a Goiânia, Curitiba, Cuiabá, São Paulo, Uberlândia, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Conforme informações da empresa aérea, a suspensão foi necessária porque ela está trocando a sua frota de aeronaves. O contrato de aluguel dos jatos E145 acabou e ela agora irá operar apenas aeronaves turbo-hélice ATR72. Por enquanto a empresa tem apenas quatro dessas aeronaves, e como teve que devolver os jatos, foi obrigada a cortar alguns trajetos, dentre eles, Ji-Paraná. Até o mês de dezembro, a empresa receberá mais aeronaves e irá voltar a operar nas cidades que foram excluídas de sua malha aérea.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120927-151.jpg[/IMG] O administrador do Aeroporto de Ji-Paraná, Antônio Carlos Crevelaro disse durante entrevista exclusiva a reportagem do CP, que a suspensão dos voos da Passaredo Linhas Aéreas no município foi devido a reforma no aeroporto de Cuiabá e a troca na frota de aeronaves. ?Sentimos muito com a suspensão dos voos da empresa no município, mas se fez necessários devido a problemas de falta de aeronaves?, enfatizou.

Antônio Carlos lembrou que até dezembro deste ano, a Trip Linhas Aérea, será a única companhia operando em Ji-Paraná. ?Ressaltamos que a Passaredo informou que voltará com aeronaves turbo-hélice para 70 passageiros, maior que os 50 passageiros dos jatos que ela opera atualmente?.
Por mês, o aeroporto José Coleto embarcava cinco mil passageiros, sendo que a Passaredo Linhas Aéreas era responsável por quase 60% desta porcentagem, pois operava duas vezes por dia no município. ?Com a suspensão, o número de embarque no município deverá cair entre 10% a 15%. Somente neste ano, até 15 de setembro, a companhia teve mais de 14 mil embarques, um total de 1.5 mil passageiros por mês.

O presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Ji-Paraná), Osmar Farinácio, lamentou o anúncio da suspensão dos voos para Ji-Paraná, estando à cidade em plena fase de desenvolvimento econômico. Ele observou que a administração do aeroporto está empenhada nas melhorias de infraestrutura do aeroporto e que a decisão da empresa parar de operar por tempo indeterminado, também é lamentada pela companhia. ?A suspensão dos voos é prejudicial para a economia local. Porém, é uma decisão forçada da empresa, já que em Ji-Paraná os voos atendiam a expectativa da companhia?, disse Osmar.

[b]PREJUIZOS[/b] ? Procuradas pela reportagem do CP, as agências de viagens de Ji-Paraná, que até a manhã de ontem (26), não haviam recebido um comunicado da Passaredo Linhas Aéreas sobre a suspensão dos voos no município, estão temendo prejuízos na venda de pacotes turísticos.

Segundo agentes da Agência de Viagens Transcontinental, a falta de informações e a suspensão repentina dos voos da empresa, pode ocasionar o aumento nas tarifas de passagens aéreas na região.

Para Eliane Sanches, agente de viagem da Estrela Tur, quanto mais produto a ser oferecido, mas concorrência se tem, como não vai haver duas empresas concorrendo em Ji-Paraná, o valor das passagens irão aumentar. ?Estávamos vendendo passagens para pessoas que nunca viajaram de avião e que tinha a opção da passagem aérea estar quase igual à de um ônibus. Agora, esta realidade pode mudar e somente aquelas pessoas que já tinham habito de viajarem de avião, que irão continuar usando o meio de transporte?, lembrou, destacando que para a agência, os prejuízos serão poucos, devido eles venderem mais passagens aéreas com saída de Porto Velho.

Já a agência Skytour, que também não havia sido informada sobre a suspensão dos voos, teme problemas de transferência dos passageiros para outras empresas. A agente de viagem Sueli Quirino disse que a agência, que não sabia da suspensão dos voos no município, já vendeu passagens aéreas da Passaredo para passageiros que irão viajar em dezembro deste ano. ?A informação nos deixa bastante preocupados, pois não sabemos ainda como proceder para auxiliar os passageiros que já compraram o pacote turístico?, desabafou.

O administrador do aeroporto, Antônio Carlos pediu que as agências de viagens fique tranquilas, pois a partir de hoje todos os passageiros que tenham adquirido passagens pela Passaredo Linhas Aéreas, serão migrados para a Trip. ?Para não haver confusão e nem maiores prejuízos para as agências e passageiros, a Passaredo fez um acordo com a Trip, que irá atender as pessoas que já adquiriram os pacotes de viagens?, destacou.

[b]NOVA EMPRESA[/b] ? Antônio Carlos disse ainda que está vendo uma nova companhia aérea para substituir a Passaredo em Ji-Paraná. Segundo o administrador, ele tem mantido contato com algumas empresas que operam em outras regiões com aeronaves de médio porte para atender no município.
O administrador do aeroporto José Coleto destacou que já está com as negociações bastante adiantada com a Avianca Linhas Aéreas Brasileira, para operar em Ji-Paraná. A empresa tem mais de 90 anos de experiência. A Avianca é uma das companhias aéreas mais tradicionais no setor da aviação, tendo transportado milhões de passageiros em rotas nacionais e internacionais. A companhia deverá começa operar no município no final do próximo mês.

Fonte:






Noticia vista 11380 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.