MP Rondônia adere à campanha Outubro Rosa de combate ao câncer de mama
(Da Redação) O MP (Ministério Público de Rondônia), aderiu ao movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, comemorado em todo o mundo. Para marcar a adesão à campanha, os membros e servidores do órgão, em todo o Estado, vão vestir nesse mês de outubro camisetas e laços com a logomarca da campanha. A ação teve o apoio do Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, que destacou a importância dessa mobilização contra o câncer de mama, uma das doenças que mais matam mulheres em todo o mundo.
Assim como vários monumentos espalhados por todo o país, o prédio do edifício-sede da Instituição em Porto Velho ganhou uma iluminação especial na cor rosa e adesivos com o laço da campanha. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc., é uma forma prática para que o Outubro Rosa tenha uma expansão cada vez mais abrangente para a população e também para que pudesse, principalmente, ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
O nome da campanha remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). Com informações da Assessoria ? MP.
...