Correio Popular Notícia




Rondônia recebe campanha Prematuro Imunizado é Prematuro Protegido

Data da notícia: 11/10/2012
Foto:

Da Redação) A SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) promoveu, em Rondônia, a
campanha de conscientização Prematuro Imunizado é Prematuro Protegido, cujo objetivo foi alertar médicos, pais e cuidadores de bebês de Rondônia para que um maior número de prematuros seja imunizado durante o período de sazonalidade (abril a setembro) dos vírus, em especial, o VSR ? Vírus Sincicial Respiratório.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20121012-221.jpg[/IMG] Pouco conhecido por grande parte da população, ?o VSR é o maior causador de infecções respiratórias nesse período o principal responsável pela hospitalização de bebês prematuros no primeiro ano de vida?, alerta o neonatologista Renato Kfouri, presidente da SBIm e um dos mentores da Campanha, que tem o apoio dos Laboratórios Abbott. De acordo com o médico, ?a apresentação clínica da doença é extremamente variada, predominando o quadro de vias aéreas inferiores com bronquiolite, pneumonias e chiados nos lactentes mais jovens e infecções de vias aéreas superiores, semelhantes a um resfriado comum, em crianças maiores, adolescentes e adultos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o VSR é responsável por cerca de 64 milhões de infecções anualmente no mundo e cerca de 160 mil mortes anuais. As taxas de hospitalização de crianças no primeiro ano de vida, com bronquiolite, são altas, tanto em países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento. Estudos realizados no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo apontam o VSR em cerca de 60% a 70% das hospitalizações de menores de 1 ano por problemas respiratórios.
Na década de 90, a sobrevida do bebê prematuro era de 60%. Hoje, o cenário foi modificado e a expectativa de vida cresceu para 95%. O saldo positivo é resultado da evolução dos métodos de tratamento, tecnologia e mobilização preventiva que contribuíram para a sobrevivência do prematuro.

BRASIL - No Brasil, sete em cada 100 bebês gerados nascem antes de completar o período ideal de 37 a 40 semanas dentro do ventre materno. Como só nos últimos meses gestacionais o bebê completa o desenvolvimento do sistema imune e respiratório, as infecções podem acometer de maneira mais grave estes bebês. Aproximadamente 15% dos prematuros (menos de 35 semanas) são hospitalizados em decorrência de infecções causadas pelo VSR.
No período de maior circulação do VSR, para a efetiva imunização, é necessária a aplicação de cinco doses ao longo de cinco meses. A campanha orienta ainda sobre a forma e periodicidade de imunização contra doenças como tuberculose, hepatite B, pneumonia, gripe, poliomielite, diarréia pelo rotavírus e as enfermidades cobertas pela vacina tríplice (tétano, difteria e coqueluche). Com informações de Silvana Santana ? Assessoria SBIm.

Fonte:






Noticia vista 11096 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.