NOTAS DOS MUNICÍPIOS
JARU
A Escola Estadual Governador Jorge Teixeira, em Jaru, realizou na última quinta-feira (11) a 1.ª Mostra de Dança. O evento iníciou às 19 horas e contou com a participação dos alunos dos ensinos fundamental e médio. A direção da escola informou que a Mostra de Danças teve como objetivo mostrar a história da dança no Brasil, bem como a diversidade cultural desde a chegada dos portugueses aos dias atuais. Ritmos Indígenas, Marchinhas Carnavalescas, Samba, Jovem Guarda, Dança do Ventre, Boi-Bumbá, Gospel, Forró, Sertanejo, Axé, dentre outros, fizeram parte do cardápio da festa que deverá contar também com inúmeras danças populares. Segundo informações prestadas pelo estabelecimento de ensino, a Mostra de Danças foi organizada pela direção, juntamente com os demais funcionários. O envolvimento de toda a equipe escolar tem sido um grande diferencial que influenciou positivamente na qualidade do evento.
ARIQUEMES
A prefeitura de Ariquemes por meio da SEMES (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), comunica que a segunda chamada do CAD Único irá até o dia 20/11/2012. Assim como na primeira chamada, haverá o acompanhamento da Saúde, onde está incluído a pesagem (de todos da casa), preventivo, vacinação (crianças). A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ângela Bim, lembra que mesmo aqueles que não fizeram no primeiro semestre do ano, devem fazer agora no segundo semestre. A secretária enfatiza que o não cumprimento implicará no bloqueio do beneficio.
Todos os dados devem ser entregues no CAD Único no endereço: Avenida Jamari, nº 4615- Setor 02 anexo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
ROLIM DE MOURA
A IDARON (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia) do município de Rolim de Moura realizou na semana passada um treinamento destinado aos produtores rurais da região, sobre Boas Práticas Agrícolas: Uso correto e seguro de agrotóxicos. O curso foi realizado na Linha 204 km 11, no pavilhão da Igreja Assembléia de Deus. O curso como finalidade dar orientações sobre cuidados no manuseio de produtos agrotóxicos, pontuando o que é considerado infração segundo a legislação e quais as obrigações dos usuários de agrotóxicos, como a devolução de embalagens vazias de agrotóxicos e uso de equipamento de proteção individual (EPI). O curso teve duração de oito horas, e contou com a participação de 19 produtores rurais. Os produtores também receberam uma cartilha com um resumo de todo o conteúdo abordado no decorrer do dia.
Este treinamento conta não apenas com um conteúdo teórico, mas também com conteúdo prático, onde os produtores puderam verificar os diferentes tipos de bicos de pulverização e suas indicações de uso na aplicação de agrotóxicos, além de suas performances de aplicação.
PORTO VELHO
A situação das UPAs (Unidades de Pronto Atendimentos) do Estado, instaladas em Porto Velho, foi tema de reunião realizada na última quinta-feira (11), envolvendo o governador Confúcio Moura, membros do TCE (Tribunal de Contas) e dos MPC (Ministérios Públicos de Contas) e Estadual (MP), além de gestores e técnicos da área de saúde da administração pública estadual. Durante o encontro, foi buscada uma solução para a situação das UPAs, cuja implantação está suspensa desde a decisão do TCE, com base em relatório técnico da comissão interinstitucional integrada ainda pelo MP, apontando diversas irregularidades nos processos de construção e instalação. Na oportunidade, foi apresentado pela equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) um plano de ação para as UPAs, o qual, entre outros pontos, propõe a incorporação das unidades de pronto-atendimento à rede de urgência e emergência de saúde da Capital, visando, principalmente, desafogar o atendimento realizado no Pronto-Socorro João Paulo II.
...