ELEIÇÕES 2012
TRE diz que 2º turno em Porto Velho terá fiscalização intensificada
(Da Redação) Após o 1º turno das eleições realizadas em Porto Velho, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fez um balanço e determinou melhorias para a realização da votação do 2º turno no dia 28 de outubro. A fiscalização eleitoral será intensificada, assim como a aplicação de multas aos partidos que sujarem as ruas com os 'santinhos' e o julgamento dos processos de vereadores que correm o risco de ter a candidatura impugnada.
Segundo o juiz eleitoral do TRE, João Luiz Rolim Sampaio, vários inquéritos foram instaurados para averiguar a sujeira nas ruas por causa dos 'santinhos' na frente dos colégios eleitorais no dia da votação. "Os partidos podem ser punidos com multa de até R$ 8 mil se for comprovado que eles fizeram a sujeira. Na minha opinião é uma multa pequena, mas pelo menos já é alguma coisa para tentar evitar a mesma coisa no 2º turno", diz.
A fiscalização durante o período também será intensificada. "Como muitas cidades do interior não terão 2º turno, o policiamento destes locais serão revertidos para as localidades que tem. Em Porto Velho, por exemplo, teremos um acréscimo significativo de policiais, assim como de fiscais eleitorais. É importante essa intensificação para mantermos uma eleição limpa e sem transtornos", explica o juiz. O juiz também ressaltou que as propagandas eleitorais, em veículos de comunicação, com carros de som e placas poderiam ser iniciadas nesta terça-feira (9) e poderão vigorar até o dia 26, respeitando os limites de horário e de local.
...