GIRO ESPORTIVO
COPA 2014
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, retorna ao Brasil nesta semana para realizar uma nova série de inspeções em algumas das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, além de uma reunião com o COL (Comitê Organizador Local). O dirigente inicia a sua visita ao País hoje (16), mas o encontro mais importante deve ser o da quinta, com os membros do COL, no Rio. Nesta reunião, Valcke e a comitiva da Fifa deverá receber informações sobre o andamento das obras na Arena Pernambuco. A cidade de Recife foi escolhida como uma das seis sedes da Copa das Confederações de 2013, mas a sua presença no torneio preparatório para a Copa do Mundo só será ratificada se for apresentada uma melhora significativa no ritmo das obras. Antes do encontro no Rio, Valcke passará por Belo Horizonte e Porto Alegre. A capital mineira será o primeiro destino do dirigente, dos representantes da Fifa, do governo federal e do COL, nesta terça-feira, quando visitarão projetos de infraestrutura e mobilidade urbana na capital mineira, além do Estádio Mineirão. Antônio Anastasia e Alberto Pinto Coelho, governador e vice-governador de Minas Gerais, e Márcio Lacerda, prefeito de Belo Horizonte, vão acompanhar a visita.
BRASILEIRÃO
Ainda faltam oito rodadas para terminar o Campeonato Brasileiro, mas o próximo campeão pode ser conhecido bem antes do fim. Após a vitória, de virada, por 2 a 1 sobre a Ponte Preta, no último domingo (14), em São Januário, o time tricolor chegou aos 68 pontos e aumentou as suas chances de ficar com o título nacional para 95%, segundo cálculos do matemático Tristão Garcia, idealizador do site Infobola. Vice-líder, o Atlético-MG, que soma 59 pontos, bem que fez sua parte e bateu o Sport por 2 a 1. Mas, ainda assim, viu suas chances caírem para 3%. O Grêmio, após o empate em casa por 1 a 1 com o Botafogo, tem 57 pontos e chances mínimas de tirar o caneco da equipe carioca: apenas 2%. Após a 30ª rodada, apenas essas três equipes ainda podem levantar a taça. Para fundamentar suas contas, Tristão Garcia lembra que mesmo que o Fluminense só atinja metade dos pontos ainda disponíveis, ou seja, 12 de 24, o Atlético-MG precisaria fazer uma média de 2,5 pontos por jogo, o que não consegue há muito tempo. O matemático lembra ainda que, após a 30ª rodada, o time das Laranjeiras já está a uma vitória de alcançar a pontuação dos últimos dois campeões - Corinthians, de 2011, e ele próprio, de 2010 -, que foi de 71 pontos.
SELEÇÃO
A vitória da seleção japonesa sobre a França, na última sexta-feira (13), deixou os jogadores do Brasil mais atentos. O zagueiro David Luiz, por sinal, passou uma recomendação aos companheiros na preparação para o duelo de hoje (14), às 9h10 (de Brasília), na Breslávia, na Polônia: fazer uma ótima alimentação. ? Vou falar para o pessoal se alimentar bem, porque os japoneses correm para caramba?, declarou o zagueiro do Chelsea. Por conta do horário da partida (14h10 no horário local), a rotina da seleção brasileira sofreu alterações. Todos os jogadores terão de acordar 8h30, tomar café da manhã às 9 horas e almoçar às 11h. É algo bem diferente do que David Luiz está acostumado na preparação para os jogos do Campeonato Inglês. ?Você acaba de acordar e já tem o almoço?, destacou David Luiz. A preocupação maior, no entanto, é com o adversário. O Japão vem embalado pela vitória sobre a França, em Paris. A partida, por sinal, foi acompanhada pelo técnico Mano Menezes. David Luiz, por sua vez, já viu os melhores momentos da partida e reforçou sua ideia de que é preciso ter muito cuidado.
...