EDUCAÇÃO
Governo desenvolve projetos voltados para a área do ensino em Rondônia
(Da Redação) Os Projetos Guaporé de Educação Integral; Escola de Cara Nova; Fortalecimento do Ensino; e Re-Alfabetiza que estão sendo desenvolvidos pelo Governo da Cooperação, através da SEDUC (Secretaria Estadual de Educação), priorizam o chamado ensino de qualidade nas instituições públicas do Estado.
[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20121016-141.jpg[/IMG]As metas e prioridades do novo ?Sistema Educacional? que está sendo implantado pelo Governo foram apresentadas na tarde da última quinta-feira (11), por gerentes da Seduc em encontro no escritório de EGPP (Gerenciamento de Projetos Prioritários) na presença do governador Confúcio Moura e do secretário adjunto de Educação, Daniel Gláucio Gomes.
A primeira das metas apresentadas no encontro foi o projeto ?Fortalecimento do Ensino Médio? que é baseado em oito propostas: aumento do número de escolas; o ensino inovador para a jornada diária; educação profissional técnica de nível médio; implantação do Núcleo em Educação (Nave) que consiste na educação profissional técnica de nível médio integrada com a regular; a implantação do ensino médio Integrado à educação profissional técnica de nível médio na área rural; o ensino no campo mediado a tecnologia; conclusão do referencial curricular e projeto do ensino médio regular noturno ofertado de forma sistemática.
O projeto ainda amplia outras áreas, como o fortalecimento do ensino com a contratação de novos professores. ?De acordo com a pesquisa, 47 % dos educadores estão acima dos 45 anos. Fator que pesa na avaliação educacional? informa Gomes.
O Programa Guaporé de Educação Integrada objetiva implantar e programar o ensino continuado em dez frentes; elaboração do projeto pedagógico de educação; implantação da estrutura física; mobilização político institucional; elaboração de diagnostico da situação do ensino do Estado; elaboração do projeto pedagógico de educação Integral Guaporé; formação pedagógica; contratação de pessoal de recursos para atender a demanda, estagiários e oficineiros pedagógicos. Segundo a gerente, Edna Carla ?o programa foi apresentado aos gestores de 20 instituições. A proposta é fazer com que os gestores entendam o novo modo de ensino que está sendo proposto a eles?, informa.
RE-ALFABETIZAÇÃO - Outro ponto na agenda de mudanças do ensino público nas instituições do Estado é o projeto de fortalecimento do ensino por meio do Re-alfabetização baseado na correção do fluxo escolar de pelos 28 mil alunos do ensino fundamental ao médio. O objetivo do projeto é sanar as falhas no ensino de alunos que por algum motivo estão atrasados nos estudos. A meta para a área é trabalhar os casos em 200 escolas até 2015. ?Precisamos corrigir o fluxo escolar um dos pontos fracos da educação em Rondônia. Com o dever feito, tenho certeza que até as nossas notas no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) irão melhorar?, prioriza a gerente, que lembrou que nunca nos governos que passaram o ensino público foi tão destacado.
O projeto de ?Cara Nova? que irá levar climatização em 233 escolas, além de realizar a manutenção estrutural da parte elétrica em 180 instituições, previstas para ocorrer em 2013, e instalação de 183 subestações até 2014. ?Esse é o novo modelo de ensino que Rondônia já esta implantando nas escolas públicas do Estado. Um ensino que além de educar também qualifica, na sala de aula, o aluno que deverá sair direto para o mercado de trabalho?, disse o governador Confúcio Moura. Com informações de Emerson Barbosa - Decom...