GIRO ESPORTIVO
NATAÇÃO
O Brasil conquistou duas medalhas ontem (17), no primeiro dia da etapa de Moscou da Copa do Mundo de Natação, a quarta das oito programadas. Fabíola Molina faturou a prata na disputa dos 50 metros costas, enquanto Guilherme Guido garantiu o bronze nos 100 metros costas. Assim, a natação brasileira soma 11 medalhas (uma de ouro, cinco de prata e cinco de bronze) nas etapas realizadas até agora. Fabíola conseguiu a medalha de prata nos 50 metros costas com o tempo de 27s51. Além das duas medalhas, o Brasil disputou outras nove finais em Moscou. Henrique Rodrigues ficou em quarto lugar nos 100 e 400 metros medley e em sexto nos 200 metros borboleta, o quarteto formado por Gabriel Mangabeira, Diogo Yabe, Fabíola Molina e Tatiana Lemos terminou em quarto no revezamento 4x50 metros medley, Henrique Rodrigues ficou em sexto nos 200 metros borboleta, Daynara de Paula terminou também na sexta posição nos 100 metros borboleta, Fernando Santos foi o sétimo nos 100 metros livre, Thiago Simon garantiu o sétimo lugar nos 400 metros medley, e Jessica Cavalheiro terminou em oitavo nos 200 metros livre, mesma posição de Thiago Simon nos 100 metros medley.
TÊNIS
Marcelo Melo e Bruno Soares estrearam com vitória no Aberto de Estocolmo, na Suécia. A dupla brasileira derrotou a parceria formada pelos suecos Filip Bergevi e Fred Simonsson por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/1. O primeiro set foi marcado pelo equilíbrio. Em dez oportunidades de quebra de serviço, os brasileiros converteram duas, enquanto os anfitriões garantiram apenas uma. Na segunda parcial, a dupla verde-amarela teve mais facilidade, se impôs e quebrou o saque duas vezes, contra nenhuma dos rivais. Com a vitória, Marcelo e Bruno se classificaram para as quartas de final da competição, onde vão enfrentar a parceria formada pelos britânicos Coling Fleming e Ross Hutchins, que venceram seus compatriotas Jamie Delgado e Ken Skupski, também por 2 sets a 0 (6/4 e 6/1).
FUTSAL
Ontem (17), a seleção brasileira de futsal desembarcou no Japão, país onde irá finalizar a preparação antes do Mundial, que será em novembro, na Tailândia. Em solo japonês, o time comandado por Marcos Sorato realiza dois amistosos como parte do calendário da pré-temporada. A equipe recebeu uma boa notícia antes da viagem, ainda no Brasil, quando Falcão recebeu os exames realizados na coxa direita lesionada e ficou constatada a melhora no local. Após passar a noite em Tóquio para se recuperar da longa viagem - a maior parte do grupo saiu de São Paulo e passou por Dubai, para só depois pousar no Japão -, a equipe segue para Sendai, cidade devastada pelo tsunami de março de 2011. Para o trecho, os jogadores irão pegar um trem-bala, que chegou a ficar desativado após o desastre. O Brasil fica em território japonês até o próximo dia 27 de outubro. Depois a delegação segue para a Tailândia, onde estreia no dia 1º de novembro pelo Mundial. O adversário será o Japão, em Nakhon Ratchasima (Korat), às 21h (horário da Tailândia; 11h de Brasília).
VÔLEI
No ano passado, um problema: na saída de um treino, as jogadoras do Osasco resolveram poupar tempo e seguiram para o hotel sem trocar de roupa. Ao saltarem do ônibus, algumas foram direto fazer compras e viraram alvos de olhares indignados e até de palavras ofensivas pelas ruas. No primeiro momento, não entenderam. Depois, no entanto, perceberam que a confusão toda era por usarem shorts e camisetas no passeio, algo contra os costumes locais. De volta à capital do Qatar para a disputa de mais um Mundial, as meninas da equipe paulista tentam se adaptar às diferenças para evitar um novo incidente cultural no país. Nesta edição, o Osasco chegou à semifinal depois de duas vitórias na etapa de classificação, uma contra o atual campeão mundial, o Rabita Baku, do Azerbaijão. Na próxima fase, vai enfrentar o Lancheras de Catano, de Porto Rico, que ficou em segundo lugar no grupo B. A partida será hoje (18), às 4h (horário de Brasília).
...