NOTAS DOS MUNICÍPIOS
CACOAL I
A Escola Estadual Cora Coralina, de Cacoal, participará do evento de premiação nacional da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OSMA), que será realizado entre os dias 29 e 31 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro. Representarão a escola, a professora Viviane Briekowiec de Oliveira e a aluna Shuianny Carvalho Viguini, estudante do 1º ano do Ensino Médio. O Projeto ?Cacoal contra a Dengue?, desenvolvido pela Escola Estadual Cora Coralina desde 2010, foi escolhido pela FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz) por ser um projeto que integra saúde e meio ambiente. Além do apoio da SEDUC, a Escola contou ainda com a parceria da Prefeitura Municipal de Cacoal, através das Secretarias do Meio Ambiente, Saúde e Agricultura.
CACOAL II
O objetivo do projeto é realizar campanhas de conscientização e combate da dengue a partir do controle biológico do mosquito Aedes egyptis, utilizando a Crotalária, uma espécie de planta leguminosa que tem a capacidade de atrair as libélulas que também depositam seus ovos em água parada. Entretanto, as larvas das libélulas se alimentam das larvas do mosquito Aedes, realizando assim, o controle biológico da dengue. Os alunos e os parceiros fizeram o trabalho de sensibilização e conscientização dos cidadãos cacoalenses, por meio de passeata e trabalho de campo, falando da importância de manter o controle e os cuidados com a Dengue. Foram distribuídas mudas e sementes de CrotaláriaJuncea para a população, a fim de serem plantadas em terrenos baldios, áreas públicas, quintais e vasos, alertando a população de que o plantio da crotalária não dispensa os cuidados de cada morador com o seu lixo, plantas, caixa d?água, calhas, lonas e pneus.
JARU ? Com Foto
Já está em fase de acabamento a primeira etapa da reforma geral do Hospital Municipal de Jaru. A obra vem sendo realizada pela Construtora Itabela Ltda, empresa vencedora da licitação, e nessa primeira fase vem sendo realizada em dois dos quatro blocos daquela unidade hospitalar.
Nesta etapa está sendo ampliada a emergência, a ala de observação, o estar médico e a recepção, além de 100 por cento da parte elétrica, com a substituição de todos os fios, visando maior segurança e economia de energia. Além da reforma geral também será realizada a climatização dos leitos e já está sendo licitado processo para aquisição de nova mobília para equipar o HM, orçada em cerca de R$ 150 mil. A inauguração da obra deve acontecer até o final do mês de outubro, devendo todos os atendimentos voltar a ser realizados no hospital, que durante os serviços está atendendo apenas casos de urgência e emergência. Os demais atendimentos foram deslocados para os postos de saúde. A segunda etapa da reforma do Hospital Municipal de Jaru deverá ser licitada no próximo mês de dezembro.
ARIQUEMES
Os primeiros enfeites natalinos começam a surgir ainda no mês de outubro, em Ariquemes. A pressa em enfeitar a cidade, para uma das datas mais importante do calendário cristão, e para o comércio também, se deve ao fato de que mais ruas e avenidas serão decoradas em 2012. Em 2011, apenas o centro comercial recebeu a decoração natalina. Para este ano, a Associação Comercial e Industrial de Ariquemes pretende levar a decoração para o Setor 9, o maior e mais populoso bairro de Ariquemes, além de trechos da avenida Canaã e Jamari não enfeitados na edição anterior do projeto Luzes de Natal. Os diretores da ACIA explicam que a ideia é aumentar anualmente a decoração natalina em Ariquemes, para criar um clima agradável na cidade no fim do ano. ?Nós acreditamos que a decoração deixa a cidade mais bonita para receber os seus visitantes?, explica a vice-presidente da ACIA, Deize Salete.
...