Eleitos devem ser conhecidos no mesmo dia da eleição
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trabalha com a expectativa de que, já na noite de 5 de outubro, dia das eleições municipais, todos os prefeitos e vereadores eleitos no País sejam conhecidos. A apuração dos votos deve ser concluída até as 22 horas, ou seja, cinco horas após o encerramento da votação.
Na eleição municipal os votos são apurados pelas juntas eleitorais, que transmitirão os dados de votação das seções apuradas para totalização, a partir de local previamente estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Este ano serão eleitos 5.563 prefeitos e 52.137 vereadores. Em 77 cidades há a possibilidade de o prefeito ser eleito em segundo turno, caso nenhum candidato consiga a maioria absoluta dos votos no dia 5. Nesses municípios existe mais de 200 mil eleitores, exigência da legislação eleitoral para que a disputa seja decidida em uma segunda votação. O segundo turno será em 26 de outubro.
Com base em eleições anteriores, o TSE estima que cada eleitor gaste, em média, 40 segundos para votar. Será necessário apertar nove teclas da urna eletrônica para concluir a votação. O primeiro voto é para vereador, que é identificado por cinco dígitos. Após confirmar a sua escolha, o eleitor deve digitar os dois algarismos que representam o seu candidato a prefeito e também confirmar a sua escolha.
Desde as eleições municipais de 2000, todos os brasileiros votam por meio da urna eletrônica. Neste pleito serão utilizadas aproximadamente 460 mil ?máquinas de votar?.
...