Correio Popular Notícia



MICRO EMPRESAS
Microempreendedores nas compras públicas fomentam desenvolvimentos locais

Data da notícia: 26/10/2012
Foto:

A participação das micro e pequenas empresas nos processos das compras governamentais é uma das principais saídas para o desenvolvimento local dos municípios. A análise é da AROM (Associação Rondoniense de Municípios), que apoia a atuação do SEBRAE-RO, nas atividades ligadas ao setor econômico na região, como o II Fomenta Rondônia, realizado em Porto Velho. Na última segunda-feira (22-10), ao prestigiar a abertura do evento, o presidente da entidade, Laerte Gomes, enfatizou que a parceria entre as duas instituições tem fortalecido o seguimento e oportunizado a geração de empregos e renda nas cidades.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20121026-121.jpg[/IMG] Laerte explicou que mais de 60% dos municípios de Rondônia têm menos de 20 mil habitantes e que esse é um típico perfil em que a economia é baseada na produção local e o maior gerador de emprego são as micro e pequenas empresas. Ele lembrou que para garantir a participação desses empreendedores regionais em procedimentos licitatórios, foi preciso fazer adequações jurídicas radicais com a articulação do SEBRAE e a municipalidade brasileira.
Também como vice-presidente da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Laerte Gomes, destacou o forte trabalho da entidade em todo o País, para a provação da Lei Geral das micro e pequenas empresas. ?A conclusão desse processo é uma grande vitória para os municípios porque permite às prefeituras a devida valorização dos comerciantes locais, que ao fornecer bens e serviços aos municípios, formalizam suas atividades, resultando em melhores condições de vida aos moradores. Tudo isso está sendo possível graças a essa parceria firmada?, disse o dirigente, acrescentando que a AROM recomendará aos novos prefeitos que busquem o auxílio técnico e demais serviços disponibilizados pelo SEBRAE.

FOMENTA - Denominado Fomenta Rondônia, o evento tem o objetivo de ampliar a participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas, divulgar e esclarecer sobre os procedimentos e exigências dos grandes compradores públicos e seus processos de aquisição de bens e serviços. Em sua segunda edição, os participantes tiveram acesso a: painéis de oportunidades, seminários temáticos, oficinas de capacitação e palestras de especialistas sobre a nova política de compras do Estado e seus aperfeiçoamentos jurídicos. A realização é do SEBRAE-RO, que está sob a direção do Doutor Pedro Teixeira Chaves. Como parceiros, o evento contou com as seguintes entidades: AROM, Banco do Brasil, Caixa E.F, Banco da Amazônia, Prefeitura de Porto Velho, Correios, SUPEL e Forças Armadas.

Fonte:






Noticia vista 1345 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.