GIRO ESPORTIVO
SERÁ QUE AGORA VAI?
A exemplo do que já acontecera na temporada passada, Neymar voltará a brigar com Messi e Cristiano Ronaldo pelo prêmio de melhor jogador do mundo em 2012. A Fifa e a revista France Football anunciaram os nomes dos três craques na lista com os 23 finalistas da Bola de Ouro ontem (29). Ao lado do trio estão sete jogadores da seleção espanhola, além de outros destaques como Mario Batolelli, Zlatan Ibrahimovic e Robin Van Persie. Apesar de ter superado o argentino e o português em número de gols aos 20 anos de idade (são 139, contra 51 de Messi e 36 de Cristiano), Neymar tem mais concorrentes do que expectativa de estar presente entre os três melhores daqui a um mês. O marfinense Didier Drogba, decisivo no título da Liga dos Campeões com oChelsea e atualmente no Shanghai Shenhua, da China, o colombiano Falcao García, campeão da Liga Europa e da Supercopa Europeia com o Atlético de Madri, Andrés Inieta, do Barcelona e melhor jogador da Eurocopa com a camisa da Espanha, e Andrea Pirlo, do Juventus e da Itália, são outros favoritos.
FÓRMULA 1
O GP da Índia do último domingo (28) bem que poderia ser contado através de fábulas. Primeiro, a história do Rei e do Lutador. Enquanto o vencedor da primeira prova no Circuito Internacional de Buddh em 2011, Sebastian Vettel, confirmava sua soberania na pista indiana com outro triunfo de ponta a ponta, um obstinado espanhol chamado Fenando Alonso lutava para minimizar seu prejuízo. No fim, o segundo lugar foi o menor dos males para o piloto da Ferrari, já que impediu que o rival da RBR estendesse seu reinado na liderança do campeonato de 2012 em mais do que 13 pontos de vantagem.
LIONEL MESSI
Lionel Messi recebeu ontem (29) a Chuteira de Ouro como maior artilheiro em campeonatos europeus da temporada passada. É a segunda vez que o craque do Barça, que anotou 50 gols em 2011/2012 recebe a honraria. A outra foi em 2009/2010, quando balançou as redes 34 vezes. A premiação é entregue desde a temporada 1967/1968 e o primeiro a ganhar foi o português Eusébio, que anotou 42 gols pelo Benfica. Das 45 edições do troféu, apenas dois brasileiros saíram vencedores: Ronaldo (em 96/97, pelo Barça) e Jardel (duas vezes, em 97/98, pelo Porto, e 2001/2002, pelo Sporting).Acompanhado de vários companheiros de Barcelona, entre eles os capitães Puyol e Xavi, além do presidente do clube, Sandro Rosell, do vice-presidente Josep María Bartomeu, e do diretor esportivo Andoni Zubizarreta, Messi ganhou a Chuteira de Ouro das mãos de Luis Suárez, lenda do futebol espanhol e do Barcelona, e único atleta da Fúria a ter conquistado uma Bola de Ouro (em 1960).
PRECISA SER MAIS HUMILDE
Cristiano Ronaldo fez dois gols, deu uma assistência e foi peça fundamental na goleada do Real Madrid por 5 a 0 no último domingo (28), sobre o Mallorca, time comandado por Joaquín Caparrós. Mas o treinador rival não se deixa encantar totalmente pelo craque português. Para ele, faltam algumas qualidades ao Gajo, principalmente no que se refere aos atributos fora dos gramados, como a humildade, por exemplo. ?Tem que demonstrar muito mais humildade e ambição em outras coisas, porque como jogador tem tudo. As estatísticas estão aí?, disse Caparrós, após a partida, à Rádio ?Punto Pelota?. O treinador, inclusive, coloca em dúvida a chance de Cristiano Ronaldo levar a Bola de Ouro nesta temporada, justamente por conta desses fatores extra-campo. ?A Bola de Ouro é a soma de muitos valores, como quando foi atribuída a Zidane ou Kaká. É a soma do que se faz no campo e de outros valores que quem está ligado ao futebol deve saber transmitir?.
...