Correio Popular Notícia



CONSCIENTIZAÇÃO
Dermatologistas orientam voluntários do GAPC sobre Psoríase

Data da notícia: 30/10/2012
Foto:

(Da Redação) ?Viva sem barreiras - curta, abrace e compartilhe?, este foi o slogan do Dia Mundial da Psoríase, promovido em todo o País, pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia). Na noite da última segunda-feira (29) foi promovida uma palestra para conscientização sobre a doença aos voluntários do GAPC (Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Ji-Paraná).

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20121031-152.jpg[/IMG] O médico dermatologista, membro da SBD, Silmar Regis Camarini informou que a dermatose ocorre em ambos os sexos, principalmente na faixa etária abaixo dos 30 anos e acima dos 50 anos, com ocorrência universal. ?São diversos os fatores desencadeantes, entre eles, o estresse, atritos e coçadura, banhos quentes, uso excessivo de sabonetes, bebida alcoólica, tabagismo e alguns medicamentos. Mas, pesquisas científicas comprovam que o fator genético tem relação em 30% dos casos?, exemplificou Camarini. Ele lembrou ainda que na região de Ji-Paraná a incidência é de 1 % da população.
?O preconceito é uma barreira a ser quebrada. A doença se manifesta através de lesões róseas ou avermelhadas recobertas por escamas e muitos pacientes têm vergonha de sua condição, mas não deve, pois não é contagiosa. É um quadro de controle?, lembrou a dermatologista Alessandra Dalla Martha Camarini.
A presidente do GAPC, Mari Caliman, ao fim da palestra disse estar satisfeita com a parceria ao lembrar o Dia Mundial da Psoríase. ?Foi possível aqui receber informações que não sabíamos. Agora fica muito mais fácil percebermos alterações na pele e ficamos mais atentos, principalmente nos métodos adequados de higiene pessoal?.
Conforme o médico, muitas pessoas são compulsivas por querer tirar a lesão (psoríase) de qualquer forma. Esta atitude pode prejudicar ainda mais o problema. A medicina já permite o acesso aos remédios injetáveis ou de uso oral, dos mais avançados aos mais comuns. ?Nunca, jamais devemos esfregar a pele, pois a estraga. O banho quente só perde para o sol no que se refere aos problemas de pele enfrentados pelas pessoas?, reforçou Silmar Camaniri.

PROTEÇÃO - Sem cura por completo, é preciso um tratamento adequado com auxilio de profissionais especializados para que seja minimizado e não ser motivo de qualquer desconforto ou impedimento para qualquer atividade do dia a dia. A orientação é manter uma atividade saudável com alimentação balanceada; pegar sol moderadamente, sempre com uso de protetor solar, evitar o estresse e manter a autoestima sempre alta.
Com o objetivo de despertar a população de Rondônia a importância da solidariedade e do diagnóstico precoce do câncer infanto juvenil, o Hospital de Câncer de Barretos realiza o lançamento oficial do projeto ?Passos que Salvam?, a partir das 19h, no auditório do Máximu's Hotéis. O evento acontece simultaneamente em 25 cidades brasileiras no dia 25 de novembro. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1575 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.