PREVENÇÃO
Semusa promove Campanha de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero
(Da Redação) A Campanha de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero, com o tema Um Cuidado para toda a Vida, iniciará no próximo sábado (10), das 8 às 12h e das 14 às 17h, nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) em Ji-Paraná. De acordo com a diretora da Divisão de Programas Estratégicos da SEMUSA (Secretaria Municipal de Saúde), Franciele Antunes a meta desta campanha é intensificar a coleta do exame preventivo, conhecido também como Papanicolaou, sendo que o público alvo são as mulheres entre 25 e 64 anos de idade. ?A campanha será realizada até o dia 14 de novembro e o dia D será no próximo sábado (10)?, informou Franciele Antunes.
Para fazer o exame, a mulher deve levar o Cartão do SUS, CPF e Carteira de Identidade. ?O Papanicolaou é um teste que examina as células coletadas do colo do útero. O objetivo do exame é detectar células cancerosas ou anormais. O exame pode também identificar condições não cancerosas como infecção ou inflamação. As lesões que precedem o câncer do colo do útero não têm sintomas, mas podem ser descobertas por meio do Papanicolaou. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%?, explicou a diretora.
Devem fazer o exame, segundo o Ministério da Saúde, todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas com idade de 25 a 64 anos. As mulheres grávidas também podem fazer o preventivo. O cuidado que a mulher deve ter antes de fazer o exame são os seguintes: Não estar menstruada, nos dois dias anteriores ao exame não ter relação sexual (mesmo com camisinha) e não usar duchas ou medicamentos vaginais.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), é um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero, que se localiza no fundo da vagina. Essas alterações são chamadas de lesões precursoras e são curáveis na maioria das vezes. Se não tratadas podem, após alguns anos, se transformar em câncer. Quando a mulher tem uma lesão precursora não sente nada. Apenas o exame preventivo pode descobrir a alteração. O câncer no início também não dá sinais. Porém, mais tarde, podem aparecer corrimento, sangramento e dor.
Segundo o Inca, o câncer do colo do útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos. No Brasil, em 2012, são esperados 17.540 casos novos, com um risco estimado de 17 casos a cada 100 mil mulheres. Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura. Com informações da Semusa/Assessoria.
...