CIRETRAN
Campanha educativa marca Dia Mundial em Memória à s VÃtimas de Trânsito
(Da Redação) Aconteceu no último sábado (17), em Jaru, mais uma campanha educativa ao Dia Mundial em Memória à s VÃtimas de Trânsito. A campanha foi realizada pela Ciretran de Jaru em parceria com o Corpo de Bombeiros, PolÃcia Militar, Gemtram e o grupo teatral da igreja Batista Nacional Atos de Adores. A atividade é realizada em todo o paÃs no terceiro domingo de novembro e tem como objetivo reduzir os acidentes de trânsito e sensibilizar a sociedade.
A ação foi realizada na Avenida Padre Adolpho Rohl em frente à Americanas Modas com a encenação de um acidente de trânsito onde a vÃtima não teve cuidados ao atravessar a rua e foi atropelada por um motoqueiro. Tudo com muita realidade, os pedestres e comerciantes não sabiam que era uma encenação.
A PolÃcia Militar e os Bombeiros foram acionados e os Bombeiros fizeram todos os procedimentos como se fosse realmente um acidente. O tenente Guedes ao término da ação dos bombeiros explicou a todos ali presente o que estava acontecendo e o porquê estava ocorrendo. Em seguida ele pediu para que todos tivessem cautela no trânsito, além de explicar a importância de se esperar o Corpo de Bombeiros chegarem para mexer com as vÃtimas, pois os mesmos estão preparados e capacitados para o socorro.
Everaldo dos Santos (responsável pela educação de trânsito em Jaru) disse que o Detran vem realizando campanhas como esta durante todo o ano pois o objetivo é despertar nas pessoas a importância da segurança no trânsito. Além disso, conforme revelou, a equipe procura levar o maior realismo possÃvel para que as pessoas fiquem chocadas e com isso tenham mais cuidado no trânsito, evitando beber e dirigir, excesso de velocidade, ultrapassagem perigosa, etc.
Everaldo lembrou ainda a campanha realizada em setembro no qual foram distribuÃdos pela cidade vários carros destruÃdos em acidentes. ?Aqui na nossa região, tenho certeza que campanhas como essas ajudam a evitar acidentes e faz com que as pessoas tenham mais cuidados no trânsito, pois um minuto de distração podemos perder a nossa vida ou tirar a vida de alguém? enfatizou.
Segundo o diretor da Ciretran Elmerson Pereira, ?a vida tem preferência e a maioria dos acidentes são causados por falha humana, imprudência e desrespeito as leis de trânsito, vamos respeitar os limites de velocidades, as sinalização de trânsito?, declarou. O diretor da Ciretran relatou ainda que ?o aumento na frota de veÃculos é notório, portanto vamos ter consciência e respeito à vida para termos um trânsito responsável é humanizado?. Com informações de Anabelli Pelozato ? Assessoria.
...