CIRETRAN
Campanha educativa marca Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito
(Da Redação) Aconteceu no último sábado (17), em Jaru, mais uma campanha educativa ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. A campanha foi realizada pela Ciretran de Jaru em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Gemtram e o grupo teatral da igreja Batista Nacional Atos de Adores. A atividade é realizada em todo o país no terceiro domingo de novembro e tem como objetivo reduzir os acidentes de trânsito e sensibilizar a sociedade.
A ação foi realizada na Avenida Padre Adolpho Rohl em frente à Americanas Modas com a encenação de um acidente de trânsito onde a vítima não teve cuidados ao atravessar a rua e foi atropelada por um motoqueiro. Tudo com muita realidade, os pedestres e comerciantes não sabiam que era uma encenação.
A Polícia Militar e os Bombeiros foram acionados e os Bombeiros fizeram todos os procedimentos como se fosse realmente um acidente. O tenente Guedes ao término da ação dos bombeiros explicou a todos ali presente o que estava acontecendo e o porquê estava ocorrendo. Em seguida ele pediu para que todos tivessem cautela no trânsito, além de explicar a importância de se esperar o Corpo de Bombeiros chegarem para mexer com as vítimas, pois os mesmos estão preparados e capacitados para o socorro.
Everaldo dos Santos (responsável pela educação de trânsito em Jaru) disse que o Detran vem realizando campanhas como esta durante todo o ano pois o objetivo é despertar nas pessoas a importância da segurança no trânsito. Além disso, conforme revelou, a equipe procura levar o maior realismo possível para que as pessoas fiquem chocadas e com isso tenham mais cuidado no trânsito, evitando beber e dirigir, excesso de velocidade, ultrapassagem perigosa, etc.
Everaldo lembrou ainda a campanha realizada em setembro no qual foram distribuídos pela cidade vários carros destruídos em acidentes. ?Aqui na nossa região, tenho certeza que campanhas como essas ajudam a evitar acidentes e faz com que as pessoas tenham mais cuidados no trânsito, pois um minuto de distração podemos perder a nossa vida ou tirar a vida de alguém? enfatizou.
Segundo o diretor da Ciretran Elmerson Pereira, ?a vida tem preferência e a maioria dos acidentes são causados por falha humana, imprudência e desrespeito as leis de trânsito, vamos respeitar os limites de velocidades, as sinalização de trânsito?, declarou. O diretor da Ciretran relatou ainda que ?o aumento na frota de veículos é notório, portanto vamos ter consciência e respeito à vida para termos um trânsito responsável é humanizado?. Com informações de Anabelli Pelozato ? Assessoria.
...