Correio Popular Notícia



PREVENÇÃO
SAE comemora Dia Mundial de Luta contra a Aids

Data da notícia: 24/11/2012
Foto:

(Da Redação) O Dia Mundial de Luta contra a Aids é comemorado no próximo dia 1º. Para sensibilizar a população sobre a importância do teste rápido, a Coordenação do Serviço de Assistência Especializada em Doenças Sexualmente Transmissíveis (Sae/DST/HIV/AIDS) de Ji-Paraná, da SEMUSA (Secretaria Municipal de Saúde) vai realizar diversas ações. ?O diagnóstico precoce produz dois impactos positivos: o individual e o coletivo. Primeiro, é importante que o paciente saiba que está infectado, isso possibilita um tratamento eficaz e mais rápido, reduzindo os riscos e melhorando a qualidade de vida. Segundo, reduz a carga viral negativa. Viver com HIV não é simples, mas saber é muito melhor", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20121124-141.jpg[/IMG] De acordo com a diretora do SAE, Francineide Choma, as palestras educativas, entrega de preservativos, teste rápido, café da manhã pit stop, ciclismo, entre outras atividades iniciaram na última quinta-feira (22) e vai até o próximo dia 1º em vários locais. ?A nossa meta é intensificar o teste rápido nestes dias?, salientou Francineide Choma.
A programação será a seguinte: na última quinta-feira, aconteceu a partir das 14 horas, palestra e teste rápido no Frigorífico Tangará; ontem (23), às 16 horas, palestra e teste rápido no Frigorífico Tangará; hoje (24), às 17 horas, palestra e teste rápido da Distribuidora Coimbra; amanhã (25), às 20 horas, entrega de preservativos no Posto Texaco; na segunda-feira (26), às 8 horas, palestra na Escola Edson Lopes e às 19 horas teste rápido no IFRI (Instituo Federal de Rondônia).
Na terça-feira (27), às 14 horas teste rápido nas casas onde residem profissionais do sexo, às 17 horas palestra na Pemaza e às 19 horas teste rápido no IFRO. Na quarta-feira (28) teste rápido no Ifro e às 20 horas palestra na Transeguro. Na quinta-feira (29), às 19 horas, palestra na Unijipa; na sexta-feira (30), das 7 às 10 horas café da manhã no SAE e às 19 horas teste rápido no IFRO. No sábado (1º), encerramento da campanha, das 7 às 10 horas, será realizado um pit stop no centro da cidade e às 16 horas para finalizar as atividades acontecerá ciclismo saindo da Paróquia São José.
Segundo o Ministério da Saúde, desde a sua implantação em 2005, foi registrado aumento de 340% no número de testes ofertados (de 528 mil, 2005, para 2,3 milhões, em 2011). De janeiro a setembro deste ano, já foram distribuídas 2,1 milhões de unidades do exame. A expectativa é fechar 2012 com a remessa de cerca de 2,9 milhões, apenas para detecção do HIV.
A realização do teste é recomendada para toda a população, especialmente para alguns grupos populacionais em situação de maior vulnerabilidade para a infecção pelo HIV, como homens que fazem sexo com homens (HSH) (54%), mulheres profissionais do sexo (65,1%) e usuários de drogas ilícitas (44,3%). Isso porque a epidemia no Brasil é concentrada e o país focaliza, prioritariamente, as ações de prevenção do governo federal nessas populações.

FUNCIONAMENTO DO SAE - O SAE, que foi criado em 1993 como ambulatório, funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 13 horas, na rua Porto Velho, nº 2319, no Bairro Dom Bosco em Ji-Paraná. De acordo com a coordenadora do local, Francineide Choma, o SAE é um serviço de saúde que realiza ações de assistência, prevenção e tratamento às pessoas vivendo com HIV ou Aids e seus familiares. O local atende pacientes por demanda espontânea ou encaminhada por Unidades da Rede Básica do município, outras localidades circunvizinhas e Rede Privada.
Os objetivos são prestar atendimento integral e de qualidade aos usuários por meio de uma equipe multiprofissional; Organizar e desenvolver ações educativas e preventivas sobre aspectos referentes às DST/HIV/Aids, junto a diversos segmentos da comunidade em geral; e Desenvolver atividades de capacitação de recursos humanos, criando uma rede de combate a discriminação e de solidariedade as pessoas vivendo e convivendo com HIV/Aids.
Os serviços oferecidos são: atendimento médico, solicitação de exames diagnósticos de DSTS, cuidado de enfermagem, atendimento psicológico - aconselhamento pré e pós testagem HIV, orientação e apoio, controle e distribuição de anti-retrovirais e realização de coleta para exames de monitoramento- Carga Viral, CD4 e CD8, atividades educacionais para adesão ao tratamento e para prevenção e controle de DST, HIV e Adis; Distribuição gratuita de insumos de prevenção- Preservativos - e de fórmula láctea a criança de mãe soro positivo. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1453 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.